Home Destaques

Edinho manda recado ao governo: “Praça de pedágio provocará dano imenso para economia regional”

Em um dos seus poucos comentários sobre a instalação de novo pedágio na Washington Luís o prefeito de Araraquara salientou que praça entre Araraquara e Ibaté traria muitos danos econômicos para a população da região

48
Edinho nas suas considerações sobre implantação de nova praça de pedágio na região

O prefeito Edinho participou de audiência pública realizada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) em Araraquara, nesta quarta-feira (27), e deixou clara a posição da Prefeitura contra a proposta de nova praça de pedágio no km 255 da Rodovia Washington Luís (SP-310), entre Araraquara e Ibaté.

A proposta do novo pedágio consta no projeto de renovação e ampliação da concessão das estradas do Lote Noroeste, trecho de 1.022 quilômetros de extensão que engloba 49 municípios paulistas. Os investimentos previstos são R$ 11,9 bilhões para o período de 30 anos.

“Esta região já está extremamente onerada com as praças de pedágio. Entendemos as necessidades de investimentos e que eles necessitam de recursos. Dinheiro não ‘dá em árvore’. Mesmo ponderando tudo isso, esse novo pedágio provocará danos absurdos na nossa economia regional”, declarou Edinho.

O prefeito de Araraquara ainda ressaltou que a grande característica da nossa economia é agroindustrial, setor que seria prejudicado com o pedágio. “São pequenos, médios e grandes produtores que precisam alimentar as nossas usinas de açúcar e etanol, nossas fábricas de suco de laranja, em uma grande integração regional de fornecimento de matéria-prima e, também, de distribuição do produto final.”

Edinho ainda lembrou dos prejuízos no deslocamento entre Araraquara, Ibaté e São Carlos. “Nossa região é muito integrada. São pessoas que moram em Ibaté e trabalham em São Carlos, que moram em Ibaté e trabalham e estudam em Araraquara, que moram em Araraquara e estudam e trabalham em São Carlos, pessoas de São Carlos que trabalham em Ibaté ou Araraquara. É impossível pensarmos nesta região sem entendermos que ela é uma região integrada”, disse.

O prefeito de Araraquara pediu ainda para que a Artesp e o Governo do Estado repensem essa proposta e atenda aos anseios da população da nossa região. “Queremos que se respeite as características econômicas desta região. Uma praça de pedágio provocará um dano imenso para a nossa economia regional. Quero que se respeite a cultura da integração regional, da nossa mobilidade regional. Entendo a necessidade de investimentos em obras importantes, mas fica minha ponderação. Reestudem o projeto para que a gente possa respeitar a economia desta região e, principalmente, respeitar a cultura e a identidade da população regional”, concluiu.