Home Destaques

Em Araraquara, Sara Wagner York ministrou palestra sobre “A trans-formação para menos cis-temas”

Aula ressaltou a importância da empatia, da inclusão e da transformação educacional para criar um ambiente mais justo e igualitário

1
Sara Wagner York e Jean Cristtus Portela

A Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (FCLAr-UNESP), campus de Araraquara, acaba de promover no Anfiteatro A, a Aula Magna com o tema “A trans-formação para menos cis-temas”. A conferencista Sara Wagner York, destacada pesquisadora, jornalista, ativista pelos direitos da população LGBT, e docente em diversas universidades, incluindo uma recente atuação como professora convidada na Universidade de Pittsburgh, nos EUA, trouxe para o debate questões fundamentais sobre diversidade, inclusão e o papel da educação na transformação social.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades acadêmicas, incluindo o professor Dr. Jean Cristtus Portela, diretor da faculdade, professor Dr. Emerson Cerdas, coordenador do curso de Letras, e a professora Dra. Angélica Rodrigues, do departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas. Em seu discurso, York destacou a importância da educação em desafiar e reconstruir conceitos tradicionais de gênero, promovendo um espaço mais inclusivo e representativo.

York também abordou sua jornada pessoal e profissional, evidenciando como suas experiências moldaram sua visão sobre a educação e a necessidade de uma pedagogia que acolha todas as identidades e corpos. Sua fala ressaltou a importância da empatia, da inclusão e da transformação educacional para criar um ambiente mais justo e igualitário.

Para aqueles interessados em aprofundar-se no tema e nas discussões levantadas durante a aula, a transmissão gravada está disponível no canal da Faculdade no YouTube (TVFCLAr) através do link: https://www.youtube.com/watch?v=XJHt7ZY9TiE. Além disso, fotos do evento podem ser encontradas no link: https://photos.app.goo.gl/mSbWD4ir678zVv8M7, oferecendo uma visão completa sobre este importante evento acadêmico.