Home Cidade

Em domingo de sol, Araraquara imortaliza os passos de Loyola pelas ruas da cidade

O circuito passou pela casa onde Loyola nasceu, pelas ruas em que brincava e caminhava, as escolas que frequentou, as igrejas, cinemas, bares, bibliotecas, o primeiro jornal em que escreveu, enfim, lembranças dos seus caminhos.

106
O eterno agradecimento de Loyola Brandão à cidade que ele sempre amou e divulgou

O escritor araraquarense imortal da Academia Brasileira de letras, Ignácio de Loyola Brandão neste domingo (24) teve sua vida contada em um roteiro cultural, educacional e turístico que agora permite às pessoas caminharem e mergulharem em seu universo e imaginário, incentivando e explorando a história e a literatura. O projeto “Caminhos de Loyola”, uma iniciativa da Academia Araraquarense de Letras realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart e Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, foi lançado neste domingo (24).

O prefeito Edinho Silva em sua página nas redes sociais disse que “o projeto propõe um circuito por locais icônicos de Araraquara, que foram fundamentais na história de Loyola. Junto de Ignácio e sua família, visitamos estes pontos. Em cada parada, inauguramos uma placa contendo um texto de Loyola, descrevendo a relevância daquele local em sua vida. Ele também menciona em quais de suas obras estes locais são citados ou que serviram como inspiração. Cada placa também contém um link com áudios narrados pelo próprio escritor”.

Uma das paradas para que o escritor observasse um dos seus caminhos

O circuito passou pela casa onde Loyola nasceu, pelas ruas em que brincava e caminhava, as escolas que frequentou, as igrejas, cinemas, bares, bibliotecas, o primeiro jornal em que escreveu, enfim, todo o universo onde nasceu, cresceu e se moldou sua personalidade, seu imaginário e o amor pela literatura.

Os locais, em sua maioria, concentram-se na região central da cidade e bairros adjacentes. O roteiro implica 12 pontos: a Igreja do Carmo na Praça do Carmo (1), a casa do avô e a escolinha na Rua Expedicionários do Brasil, n° 893 (2), a casa onde nasceu na Avenida Djalma Dutra, nº 695 (3), a Rua 5 e o Jardim Público na Praça da Independência (4), a Estação Ferroviária na Rua Antonio Prado, s/n° (5), a Igreja Matriz e a Praça da Matriz (6), o Cine Paratodos e o Bar do Pedro, na Rua São Bento, n° 726 (7), o Colégio Progresso na Rua Padre Duarte, n° 1463 (8), o IEBA e o Cine Odeon na Rua São Bento, n° 909 (9), o “Relógio da Lupo” na Rua 9 de Julho (10), o Jornal O Imparcial na Avenida José Bonifácio, n° 715 (11) e a Biblioteca Municipal com entrada pela Avenida Espanha (12).

Membro da Academia Brasileira de Letras, Ignácio é um dos mais emblemáticos representantes de nossa cultura. Ainda que reconhecido internacionalmente, sempre exaltou seu amor por Araraquara em suas obras.

Loyola em um dos pontos da sua vida. Recebido pela vereadora Fabi Virgílio.

O prefeito, agradeceu a todos envolvidos no projeto e completou: “É, sem dúvida, um marco histórico para Araraquara, e servirá para que as próximas gerações continuem valorizando o legado de Ignácio e a paixão pela literatura. Agradeço, em nome de André Brandão e Márcia Gullo, a todos os familiares que marcaram presença no lançamento e trabalharam para a implementação do projeto”.

ALGUNS DOS LUGARES POR ONDE PASSEI NA MINHA CIDADE