“Tão pensando o que? Isso é pra valer!”, disse o candidato à presidência da República Ciro Gomes ao subir no palco da sede nacional do PDT, em Brasília (DF), onde lançou oficialmente a candidatura nesta sexta-feira (21). Com o lema “a rebeldia da esperança”, a quarta tentativa de Ciro de chegar ao Palácio do Planalto foi iniciada com votação unânime entre os membros do partido para o nome dele como candidato. “Rebeldia cheia de esperança” também foi o tema da nota que o PDT distribuiu em Araraquara, através do seu presidente Pedro Baptistini.
Na sexta-feira, Ciro fez um discurso de cerca de uma hora, no qual apresentou propostas, anunciou as primeiras medidas caso seja eleito, e teceu críticas aos demais candidatos, com foco em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Sérgio Moro (Podemos).
Com Araraquara suas ligações são bem próximas resumidas em 17.921 votos que teve nas últimas eleições presidenciais em 2018. Ciro Gomes teve mais votos que o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin (7.048) e para Fernando Haddad, do PT a diferença foi mínima: 18.967 votos.
Ao explicar o que motiva o novo lema, Ciro disse que “rebeldia e esperança são as duas únicas energias capazes de retirar o Brasil das trevas”. “A rebeldia sem esperança é a rebeldia sem causa. A esperança sem rebeldia é um sonho que nasce moribundo”, disse, e completou afirmando “que não há nada mais rebelde e esperançoso “do que a verdadeira democracia”.
Da lembrança dos 13 candidatos a presidente, Ciro como terceiro colocado, sente que ainda há esperança de ser o dirigente da Nação brasileira e entra na brica para disputar os 10 milhões de votos dos paulistas e os 180 mil dos araraquarenses. Para isso criou o Projeto Nacional de Desenvolvimento, que segundo ele, se opõe a “mesma política econômica de sempre que há décadas paralisa o país”. Ciro garante que o PND proposto pelo partido combaterá os inimigos: a pobreza, a violência, a fome, a desigualdade, o desemprego, o baixo salário, a péssima educação, a corrupção, o racismo, a opressão das pessoas e do meio ambiente.
De fato, esperança não falta, como também elogios não faltam. Neste final de semana, o presidente do PDT em Araraquara, Pedro Baptistini através de nota oficial do partido destacou o apoio ao seu candidato, denominando-o “rebelde esperançoso”.
NOTA DO PDT ARARAQUARA
Ciro mostrou o que é. Tem Caráter, Vida Limpa e Competência. Não vacila em demonstrar o que pensa, sua maneira de agir e seu feitio moral. Tem firmeza e coerência em suas atitudes. Em toda a sua carreira política, independente das escolhas partidárias de ocasião, nunca deixou de pensar e atuar pelo coletivo e pelos mais pobres, sem nenhuma mácula de ordem moral na sua vida pública.
Sempre exerceu os cargos públicos em todos os graus da Federação com notório saber e competência, com enorme apoio popular.
O lançamento da sua Pré-Candidatura à Presidência da Republica, que é nossa e de todo o PDT, com o Plano Nacional de Desenvolvimento, traça uma linha divisória de quem aposta num Brasil esclarecido pela educação, produtivo pelo conhecimento e tecnologia, gerando empregos e oportunidades de uma vida melhor a milhões de brasileiros, sustentável na preservação e aproveitamento racional das nossas florestas e recursos naturais, inclusivo e menos desigual para que as pessoas, sobretudo os mais pobres, tenham melhores perspectivas de vida.
Chegou a hora de saber quem realmente pensa em nosso povo, tenha algum Programa de Governo que não seja gestado em “pranchetas de economistas de plantão”, e não fiquem fazendo jogo de cena para a plateia e acenando nos camarins para os convidados de honra do sistema financeiro nacional sempre beneficiados em detrimento dos setores que produzem a riqueza de uma Nação.
CIRO GOMES, um homem de uma grandeza cívica impar vocacionado para a vida pública.
Sou um Rebelde Esperançoso.
Pedro Baptistini – Presidente PDT Araraquara.