
Três dias após veículo cair no Córrego da Servidão, proximidades do Terminal Rodoviário em Araraquara, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana informou que a instalação de defensas metálicas, conhecidas como guard rail, na Via Expressa, terá início no final do mês de março.
Não foi a primeira vez que fato semelhante aconteceu, via de regra quando motoristas perdem o controle da direção indo para o ribeirão que atravessa a cidade. No caso de sábado, segundo consta o veículo que foi parar no córrego teria sido fechado por outro que passava no mesmo sentido, sendo inclusive atingido na sua traseira, sem contudo ser identificado.
O RCIA chegou a publicar horas depois do acidente que por vários anos a Prefeitura Municipal sofre pressão da população para instalação de uma defensa metálica no trecho em que o ribeirão fica exposto na Via Expressa, para evitar acidentes.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana comentou nesta terça-feira (28) que o projeto já foi concluído e um novo contrato foi firmado.
Ela lembra que o processo de licitação e contratação de empresa especializada que realizará o serviço foi concluído em 2020, prevendo adequação e manutenção da sinalização horizontal e vertical no trecho, além de elementos de segurança viária, incluindo o fornecimento e instalação das defensas metálicas.
Na época, a empresa iniciou os trabalhos no trecho da Via Expressa na altura da avenida Dom Pedro II, explica a Prefeitura Municipal. “No entanto, novas ordens de serviços não foram emitidas já que a chegada da pandemia de Covid-19 exigiu que a Prefeitura Municipal priorizasse seus investimentos em ações de combate à doença, suspendendo, dessa forma, alguns projetos e contratos estruturais”, justifica a Secretaria de Trânsito.
As explicações vão mais além: “Medidas estabelecidas pelo Contran durante a pandemia, como a suspensão de emissão de multas a infratores e a queda do número veículos licenciados no Estado de São Paulo, refletiram numa redução de pelo menos 60% nos recursos do Fundo Municipal de Trânsito, forçando que investimentos fossem priorizados durante os anos seguintes.”
Outro argumento dado pela secretaria é que “os recursos passaram a ser direcionados para a instalação de redutores de velocidade e em tapa-buracos em pontos estratégicos. Já a partir do ano passado”.
E conclui argumentando que a retomada de alguns projetos prioritários está acontecendo e que seguindo esse cronograma, os guard rails naquele trecho da Via Expressa e a nova sinalização de trânsito começarão a ser instaladas no fim do próximo mês, por meio desse novo contrato.
De fato, uma boa notícia.