Home Cidade

Em seis dias Araraquara teve 1.394 casos de covid e tem 22 pessoas internadas

De acordo com boletim distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde 659 pessoas permanecem em quarentena em Araraquara.

98
Testes continuam sendo feitos em Araraquara, agora com maior intensidade diante do avanço dos casos

Araraquara registrou, entre o período 2 a 8 de dezembro, mais 1.394 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 39,7% de um total de 3.503 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 46,3%. A informação foi dada nesta sexta-feira (09).

Neste período, a Rede SUS contabilizou 2.692 testes em sintomáticos, dos quais 1.132 foram positivados, e 554 testes em assintomáticos, com 28 positivados.

Portanto, Araraquara soma 93.826 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 659 permanecem em quarentena e 92.434 já saíram.

Hoje, dia 9 de dezembro, 22 pacientes estão internados, sendo 17 em enfermaria, sendo 1 suspeito e 16 confirmados, e 5 confirmados em UTI.

A Santa Casa tem 6 pacientes, o Hospital São Paulo tem 8 pacientes e o Heab tem 8 pacientes.

Do total de 22 internados, 15 residem em Araraquara e 7 em outros municípios: Batatais, 2 em Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Nova Europa, Santa Lúcia e Valinhos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 39% de leitos de enfermaria e 28% de UTI.

O município registrou, até o momento, 733 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito na última semana.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e as informações gerais sobre o enfrentamento da doença são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de testes, oferecendo o serviço em mais quatro unidades de saúde, além das 3 UPAs, que já atendiam casos suspeitos, com consultas e testagem.

Portanto, as pessoas podem buscar testes de Covid nas unidades do Iguatemi, Melhado, Selmi Dei I e América, das 14h às 16h, com distribuição de 80 senhas em cada unidade. Já na Upas da Vila Xavier, Valle Verde e Central, o atendimento de casos suspeitos é realizado 24 horas por dia.

E continua em vigor o decreto municipal que retomou a obrigatoriedade do uso de máscara nas unidades de prestação de serviços de saúde, no transporte público coletivo ou complementar de passageiros, nos prédios públicos municipais e nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares. E é fortemente recomendado o uso de máscaras nos ambientes abertos e fechados, no caso de pessoas apresentando síndrome gripal.

O Comitê continua chamando a atenção das pessoas para a importância da vacinação.

Para ampliar o atendimento e aproveitando o horário especial de fim de ano do comércio com expediente no período noturno, a vacinação contra a Covid-19 está sendo feita também na praça Santa Cruz, das 17h30 às 20h30, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias de jogos do Brasil na Copa do Catar. Esse atendimento segue até dia 21 de dezembro.

Estão sendo vacinados na Santa Cruz, as crianças de 3 anos ou mais e o público adulto.

E, além desse atendimento na praça, a vacinação continua nos horários e polos habituais.

No decorrer da semana, os bebês de 6 meses a 2 anos, com comorbidades, são atendidos às sextas-feiras, na unidade do Yolanda Ópice, das 8 às 15 horas, por agendamento.

Os pais ou responsáveis dessas crianças com comorbidades devem realizar agendamento pelo telefone 0800 7717723 (das 8h às 18h) ou pelo telefone 3303-3108 (das 8h às 16h).

Para receber o imunizante, é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

No caso do público infantil de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses é feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas unidades de saúde do Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Santa Angelina, o atendimento é realizado às quartas e sextas-feiras. Sempre das 8 às 15 horas, nos cinco polos do município.

Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com distribuição de 100 senhas diárias.

E a vacinação do público adulto, juntamente com a faixa de 12 a 17 anos, continua em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, e no Sesa, das 8 às 14 horas, também de segunda a sexta. Na unidade do Sesa, é feita também a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas.

É importante que quem ainda não completou o esquema vacinal aproveite o horário noturno no centro da cidade ou busque um dos polos de vacinação para tomar as doses em atraso, incluindo as 3ª e 4ª doses de reforço.

É fundamental que as pessoas tomem suas vacinas de reforço. A vacinação evita complicações da doença, mesmo com o aumento do número de casos confirmados.

As análises diárias da situação epidemiológica estão mantidas e, diante de mudanças no quadro epidemiológico, novas medidas serão implementadas.