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Em Tabatinga, vizinha de Araraquara, orelhões escutam reclamações da população

Antigos telefones de uso público, recuperados por empresa de pesquisa, acolhem e registram o sentimento dos moradores

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Espalhado pelos quatro cantos do município, o equipamento caiu no gosto dos moradores
Os antigos e tradicionais orelhões laranjas, da “Telesp”, estão de volta às ruas! Pelo menos em Tabatinga, cidade do interior do Estado, localizada a 60 quilômetros de Araraquara e a 330 quilômetros de São Paulo, e conhecida como a capital nacional do bichinho de pelúcia.

Lá, como forma de estimular os moradores a opinarem em relação à aplicação do orçamento municipal, a Prefeitura entendeu por bem realizar uma ampla consultar popular, utilizando os orelhões com tecnologia embarcada. “A Badra Comunicação adquiriu e recuperou nada menos do que 50 carcaças desses orelhões, que tanta utilidade tiveram por mais de três décadas no País. No lugar do aparelho de telefone, instalamos um tablete eletrônico, com a nossa plataforma de dados incorporada, e a partir de um questionário desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura de Tabatinga, estamos coletando, tabulando e sistematizando a participação da população local”, explica Éder Rafael dos Santos, coordenador de projetos de pesquisas do instituto.

A resposta da população não poderia ser melhor. Espalhados pelos quatro cantos do município, como forma de garantir o acesso e a participação do maior número possível de pessoas, o equipamento caiu no gosto dos moradores. “A estratégia orientada pelo prefeito Dr. Eduardo, de fato, vingou. Os orelhões atraíram a população, que participa, registra sua opinião, e, depois, acaba fazendo fotos e selfies nos equipamentos”.

Os orelhões da Badra ficam em Tabatinga até o próximo dia 23 de agosto. Opiniões lançadas no sistema, com tabulação em tempo real, serão num segundo momento sistematizadas em um banco de dados, que permite o cruzamento das informações com o perfil do respondente por sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar e bairro de moradia. “Na prática, os dados que a plataforma eletrônica acumula e disponibiliza permitirão a elaboração de um orçamento municipal de fato com a cara e com as demandas da população”, conclui Éder.

INOVAÇÃO

Emprestar voz ao povo, garantindo a ele a efetiva participação na definição sobre como o recurso público, o orçamento municipal, deve ser aplicado. Foi com essa disposição que o prefeito Eduardo Ponquio Martinez (DEM) propôs a realização do Programa OPTA, Orçamento Participativo de Tabatinga. “E a gente quis juntar a essa ação, que antes de tudo é democrática e de transparência, a utilização de recursos de tecnologia da informação”, revela.

Segundo ele, a ideia inicial era realizar uma ampla pesquisa de opinião, nos moldes tradicionais, com entrevistadores percorrendo as ruas da cidade e batendo à porta dos moradores, numa abordagem ativa. “Aí percebemos que talvez a população ficasse mais à vontade se tivesse a oportunidade de responder por conta própria, em um sistema autônomo que registrasse sua participação e opinião, sem qualquer interferência externa. E demos a felicidade de encontrarmos no mercado uma solução plural, que nos parece eficiente, e lúdica”, explica o prefeito.

Diretora de Planejamento de Tabatinga, Fábia Nelise explica que após a fase de coleta das demandas, iniciada no dia 9 de agosto e que segue até o próximo dia 23, a pasta fará a análise técnica das propostas a fim de verificar a viabilidade do enquadramento das mesmas não só na formulação da peça orçamentária, bem como em ações de planejamento estratégico do governo municipal. “Por fim, como quarta fase, faremos a apresentação de todo o conteúdo em audiência pública”, finaliza.

SOBRE A BADRA

No mercado desde 1999, a Badra Comunicação é um instituto especialista na coleta eletrônica de dados em apoio à gestão pública. Além de pesquisas de opinião quantitativa e qualitativa, a empresa desenvolve levantamentos estatísticos visando orientar e embasar a formulação de planos municipais nas áreas da assistência social, turismo, cultura, transporte público, habitação, entre outros. Censos demográficos, educacionais, de moradia, das populações em situação de rua e pets estão entre os produtos que a empresa desenvolve. (Informações BS9)