Home Destaques

“Eu sou deputada de Araraquara, do PT e Edinho é um companheiro valoroso”, diz Márcia Lia

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna política nos fins de semana em nosso Portal RCIA

255

TERCEIRO MANDATO

Quem falou com a Seção esta semana foi a deputada estadual Márcia Lia que tem base em Araraquara e vai em busca do terceiro mandato. Como estão os preparativos para a candidatura à reeleição? “Este é um momento bem importante para quem vai concorrer em outubro, período em que as pessoas começam a falar sobre eleições e querem informações sobre os pré-candidatos. No meu caso, há um trabalho consolidado e é isso que estamos fazendo, prestando contas às regiões que temos trabalho parlamentar”, respondeu Lia.

“MANTER UM MANDATO”

A deputada se empenha em manter um mandato que é conquistado em todo o Estado mais que em Araraquara, a sua base. Você não é candidata do prefeito Edinho Silva, desta vez? Resposta: “Eu sou deputada de Araraquara, do Partido dos Trabalhadores e Edinho é um companheiro valoroso. Eu trouxe recursos importantes, como o que possibilitou construir a UBS no Valle Verde, a realizar mutirão de cirurgias eletivas em 2017, que ajudaram a prefeitura a resolver muitas necessidades da população, principalmente em saúde. Penso que é importante para a cidade manter um mandato na Assembleia Legislativa e eu estou trabalhando pra isso”.

CANDIDATA A PREFEITO

A senhora pretende ser candidata a prefeita de Araraquara, na eleição municipal? “Primeiro vamos esperar outubro. Meu desejo é consolidar meu trabalho com o terceiro mandato. Muitas mudanças podem acontecer no Brasil e no Estado. Mas é certo que eu amo Araraquara, minha cidade”, disse Márcia Lia que não descarta a possibilidade de ser candidata a prefeita se tiver o apoio de Edinho Silva que é por quem passa essa decisão.

TODOS OS VOTOS DE LIA

Márcia Lia foi eleita para o primeiro mandato em 2014 quando recebeu um montante de 70.945 votos em todo o Estado conquistando sua cadeira na Assembleia Legislativa. Destes, somente em Araraquara foi agraciada com 23.940 sufrágios. O segundo mandato foi labutado em 2018 com 63.751 votos no Estado e 9.624 em Araraquara. Lia tem mandato baseado em todo o Estado na luta em favor das mulheres e das minorias, nichos que conquistou com esforço pessoal.

CORONEL PRADO

Outro pré-candidato que falou com a Seção esta semana foi o Coronel Prado (PTB). Nos disse que está confiante na sua eleição para deputado federal “porque meu eleitorado é amplo e se espalha por todo o Estado”. Prado trabalhou na Polícia em quase todas as regiões de São Paulo na sua carreira de policial e está convicto que “agora chegou a hora de colher estes frutos depois de muito trabalho e relações sólidas que construí e que se espalham por muitas cidades, embora aqui seja minha base, que trabalho desde que cheguei ainda criança”.

“A CIDADE PRECISA DE FEDERAL”

Prado nos disse que “a cidade precisa de uma representação no Congresso Nacional. Acompanhei quando a cidade decolou depois de eleger deputados estaduais e federais em anos passados. Estou preparado para a missão! Minha candidatura é prá valer. Não sou homem de brincadeira”. O coronel lembrou que muitos dos 37.774 votos que sua chapa com Lapena recebeu na última eleição municipal, deveu-se ao seu empenho e trabalho. “Todos sabem que o Lapena ficou doente e tive que carregar a campanha nesse período sozinho”.

NADA FÁCIL

Não será muito fácil a vida do prefeito Edinho Silva na Comunicação da Campanha de Lula. Primeiro que foi elevado a tal como fruto do “fogo amigo do PT” com a queda do amigo pessoal de Lula, Frankin Martins, não petista. Lula não queria o PT dando as linhas na sua campanha, mas o pessoal de São Paulo acabou por ganhar a luta interna e compondo a comunicação. Mas nada está como definitivo ainda, uma vez que Martins continua como assessor informal.

PERSEGUIÇÃO

Os que mais gostaram da indicação de Edinho Silva à campanha de Lula foram os bolsonaristas por dois motivos: Primeiro que o presidente Bolsonaro não engoliu até hoje o prefeito de Araraquara ter decretado o primeiro lockdown do país e acusou Edinho e a cidade de um monte de asneiras. Virou inimigo! Segundo, é troco: ele vai aproveitar a questão dos respiradores que o Edinho diretamente nada tem a ver (acho!) – mas continua no processo – para atacar a campanha de Lula e os vários suspeitos casos de corrupção. Para eles não importa a verdade, importa os estragos que as fake-news podem acarretar à Campanha Lula. Em vez do Edinho se tornar a solução, pode acabar se tornando um peso!

MIL DESCULPAS

Trabalho com muitos informantes também, aos quais agradeço, mas na Seção passada ouvi uma “língua maldita” que nos disse que Edinho Silva não havia estado no encontro com o governador Rodrigo Garcia quando de sua visita a Araraquara. Eu não fui e acreditei! Peço desculpas ao prefeito. Minha amiga Márcia Coimbra (de Portugal), da Assessoria, me deu o maior puxão de orelha, com o recado: “Quando não souber ou te tiver dúvida, pergunte!”. Tá certo minha querida, desculpa para você também.]

LEI DOS CEMITÉRIOS

Finalmente a complicada Lei dos Cemitérios foi aprovada após muitas discussões e sete versões do projeto. Meu amigo secretário de Comunicação da Câmara, Chico de Assis, me passou as principais informações. “As últimas alterações propõem que a regularização de sepultura requerida nos primeiros sessenta dias do prazo estará isenta do pagamento do preço público respectivo e desconto de 50% do valor da concessão para regularização requerida após 60 dias do início do processo. Além disso, a mais recente versão trouxe isenção de pagamento de taxa quando da transmissão ‘causa mortis’ de concessão de sepultura que tenha sido adquirida ou transmitida a menos de 24 meses, dentro das regras estabelecidas”.

THAINARA RECUSOU

A vereadora Thainara Faria (PT), que não conheço mas por quem tenho algum apreço pela luta, pré-candidata a deputada estadual pelo PT de Araraquara, inventou pretextos para não responder nossas perguntas, mesmo com insistência. É uma pena! Por que se esconde, vereadora? Não é isso que espero de você e nem ninguém!

FERNANDO PESSOA

Quadra de Fernando Pessoa que me tocou muito: “A criança que fui chora na estrada/Deixei-a ali quando vim ser quem sou/Mas hoje, vendo que o que sou não é nada/Quero ir buscar quem fui onde ficou”. É brincadeira? Nem vou comentar para não entregar nada!