Início Cidade

Facira é aberta ao público com homenagem a Renato Haddad

Feira segue até dia 25 com shows, entretenimento e exposição, incluindo a 1ª Feira Internacional de Negócios

320
Léa e o filho Renatinho Haddad na abertura da Facira que homenageou o ex-presidente da ACIA, Renato Haddad que faleceu em julho

A 24ª edição da Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara) foi oficialmente aberta nesta quarta-feira (21) com a presença do prefeito Edinho, autoridades, empresários e políticos de Araraquara, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), marcando as comemorações dos 202 anos da Morada do Sol.

A feira vai ocorrer até o dia 25 de agosto e conta neste ano com a 1ª Feira Internacional de Negócios, tendo a presença de empresas portuguesas de diferentes setores econômicos, a maioria de produtos alimentícios. As empresas são de Torres Vedras, a 50 quilômetros ao norte da capital Lisboa, município que no ano passado assinou um termo de cooperação econômica e cultural com Araraquara.

Além da vinda de Torres Vedras para a Facira, também ficou definido a partir do acordo que empresas de Araraquara participarão da Feira de São Pedro, evento centenário realizado em Torres Vedras, no mês de junho, considerado um dos mais tradicionais e visitadas pela população portuguesa.

Rui Penetra, presidente do Conselho de Administração da Promotorres EM, falou aos presentes na cerimônia de abertura, representando a Câmara Municipal de Torres Vedras e todos os expositores portugueses. Agradeceu a acolhida no Brasil, descreveu o município, suas peculiaridades e fez uma breve apresentação das empresas torrienses que participam da Facira 2019. “Este ano é de lá pra cá e o ano que vem é de cá pra lá”, disse ele, se referindo à participação de empresas araraquarenses na Feira de São Pedro, de Torres Vedras.

Além das empresas de Portugal, outras nacionais estão presentes, atuantes nos segmentos de construção civil, cooperativas médicas, clubes, informática, ramo ferroviário, móveis, universidades, vestuário, venda de veículos, artesanato e produtos alimentícios.

HOMENAGEM

Outro momento marcante da abertura da Facira foi a homenagem ao empresário Renato Haddad, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) e ex-presidente da Facira falecido no último dia 4 de julho. Presentes no evento, sua esposa Lea Rezende Haddad, o filho Renato Rezende Haddad, seu irmão Jefferson Haddad, demais familiares e amigos assistiram a um vídeo que contou um pouco de sua história e sua trajetória profissional, incluindo a Facira 2010. Ele também atuou no setor público: Haddad foi vereador, além de secretário municipal de Cultura e secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável no governo anterior.

Em seguida, a esposa Lea e o filho Renato subiram ao palco para receber uma placa em homenagem a Renato. “Ele era apaixonado pela música e tinha vocação pela alegria. E se manteve alegre, sempre esperançoso. Só reclamava de não poder trabalhar por causa do seu problema de saúde. Era apaziguador, semeou a paz e foi em paz”, disse Lea. O filho Renatinho também agradeceu a homenagem e disse estar orgulhoso do legado deixado pelo pai, “um legado de trabalho, amizade e dedicação ao trabalho e à família”.

A Facira volta a ser realizada pelo terceiro ano consecutivo, depois de ser retomada em 2017, por iniciativa do prefeito Edinho. Já se consolidou como uma grande vitrine para os empresários, que encontram nos cinco dias de feira oportunidades para encontrar parceiros, lançar, divulgar e comercializar produtos e serviços.

Para Edinho, a Facira tem a identidade de Araraquara. O prefeito enalteceu a participação das empresas de Torres Vedras em seu pronunciamento. “Todas as vezes que nos aproximamos de Portugal, encontramos nossas raízes”, declarou ele, que fez questão de, mais uma vez, destacar a pessoa de Renato Haddad, contar desafios que travaram junto pela cidade e enfatizar a colaboração do empresário para o desenvolvimento da cidade.

“Essa feira é nosso presente de aniversário de 202 nos de Araraquara.. Quero agradecer também a Câmara dos Vereadores pelo apoio e a todos os demais que nos ajudaram na realização de mais uma Facira”, concluiu.