Início Agronegócio

Feira do Produtor Rural já é realidade no Vale do Sol às quintas-feiras

Araraquara começou com uma Feira do Produtor Rural em frente o campo da Ferroviária; em três anos novas feiras foram criadas – Valle Verde, Cecap e Américo Brasiliense. Todas elas se desmembraram e surgiram outras em grupos mais reduzidos que se somam inclusive às pequenas feiras em frente das panificadoras. Todos os feirantes foram capacitados.

102
Consumidores indo a feira em seu primeiro dia

Com seis estandes disponibilizando verduras, legumes e frutas vindos diretamente do campo, mostrando serem fresquinhos e com padrão de qualidade, foi aberta oficialmente ao público a Feira do Produtor Rural organizada pelo Senar SP e o Sindicato Rural de Araraquara, na praça fronteiriça ao Cemitério dos Britos.

No local, quinta-feira passada, aconteceu o primeiro dia de feira com seis estandes. A comercialização dos produtos vai se dar justamente em todas às quintas-feiras, no período das 17h às 21h, sendo uma parceria com o Itesp, Sebrae e Prefeitura de Araraquara.

Nicolau de Souza Freitas, Mauro Cavicchiolli e Marcelo Xavier Benedette

“Os fins de tarde nas quintas-feiras ganham novo sabor no Vale do Sol, uma das regiões mais importantes do município”, comentou o presidente Nicolau de Souza Freitas, do Sindicato Rural de Araraquara, que na oportunidade representou a Faesp/Senar, onde atua como conselheiro. De fato, o bairro vem entrando num processo de desenvolvimento muito rápido e o nosso objetivo é atender a população em sua totalidade com várias feiras”, disse o presidente na abertura do evento.

Para ele, a Feira do Produtor Rural tem se consolidado como um ponto de encontro entre agricultores e consumidores. “Esta era uma reivindicação dos produtores: ter um espaço para comercializar de forma direta seus produtos. A prefeitura viabiliza o local, no bairro a ser atendido, e com apoio do Senar que faz todo investimento, os produtores ou trabalhadores rurais são capacitados inclusive com a gestão do negócio, onde entra então o Sebrae”, salientou.

Uma feira com produtos de qualidade e preços accessíveis

A parceria é ampla, pois vejam vocês que o projeto se completa de maneira gratuita  até na forma adequada de construir e montar as barracas, destacou Marcelo Xavier Benedette, que na ocasião representou o Sindicato Rural.

Na parte de produção, orientação técnica os organizadores contam também com a assistência técnica da Fundação Itesp. Para isso seus profissionais são deslocados os participantes do curso ministrando a capacitação. No evento, a fundação estava representada pelo seu gerente Mauro Cavichiolli. Participou ainda pela entidade, Carlos Barbosa.

à parte técnica, como o plantio, tem o acompanhamento do Itesp

Em barracas padronizadas, os produtores comercializam seus produtos cultivados ou confeccionados com matéria-prima da área rural do município. Frutas, hortaliças, polpa de frutas, são alguns dos produtos que os moradores e visitantes encontram na feira, que tem início à tarde e se estende até à noite.

Outro diferencial da Feira do Produtor é a grande oferta de alimentos orgânicos produzidos localmente, por produtores que têm apoio técnico do grupo técnico e da Comissão Gestora montada para trabalhar durante 8 meses. Este pessoal, segundo a instrutora Angela Nigro, merece de todos o reconhecimento pois se esforçam para montar seu próprio negócio. “Vender direto para as pessoas do bairro e áreas adjacentes é um sonho realizado. Pois, além de vender, eles fazem amigos e é muito gratificante ter o retorno deles sobre o que é produzido pelos feirantes em suas pequenas propriedades. Angela participou do processo de instrução das quatro feiras montadas em Araraquara, tendo recebido muitos elogios pelo seu trabalho.

Marcelo Xavier Benedette, Luiz Andia Filho e Nicolau de Souza Freitas

O gerente regional do Sebrae, Luiz Andia Filho, logo após o evento comentou os feirantes estão animados com a experiência e gratos pela oportunidade de comercializar de forma direta seus produtos, selando um elo de amizade com os consumidores. “Os produtores têm boas perspectivas e sonham até com a ampliação do negócio”, concluiu.

Também estava entre as autoridades a analista do Sebrae, Luciane Girasolo.

A Prefeitura de Araraquara esteve representada na oportunidade pela atual coordenadora de Agricultura Enedina Andrade, juntamente com o fiscal José Ricardo Piffer. Em nome dos feirantes o agradecimento foi feito por Fabiana Miranda do Nascimento e Helivelton Barbosa, ambos integrantes da Comissão Gestora.

Autoridades durante lançamento da Feira do Produtor Rural no Vale do Sol