Início Destaques

Ferroviária 70 anos: confira os áudios sobre a Excursão de 1960

A RCIARARAQUARA convida você a ouvir um raro momento do esporte araraquarense e que faz parte da história da Ferroviária. Tudo isso aconteceu em 1960, quando ela excursionou por Europa e África

276
Ferroviária na partida diante do Nacional, em Funchal, na Ilha da Madeira - Em pé: Rosan, Cardarelli, Antoninho, Valter, Dirceu, Rodrigues, Dobrada (massagista) e um diretor português do Nacional - agachados: Miranda, Dudu, Baiano, Bazani e Beni

O especial apresentado da RCIARARAQUARA sobre os 70 anos da Ferroviária traz agora um bônus de um grande momento vivido na história do clube, quando excursionou pela primeira vez na Europa e África em 1960, feitos pela rádio A Voz Araraquarense, que faz parte do acervo do jornalista Ivan Roberto Peroni.

São mais três horas de raros áudios em que têm participações do locutor Ênnio Rodrigues Caraça, que acompanhou a delegação afeana no exterior, entrevistando Laércio de Araújo Zocco, chefe da delegação, e do treinador Bauer, além do piloto do navio Salta argentino.

Jogadores se reuniram no navio e fizeram um samba para festejar o aniversário da Ferrinha, que ali fizera 10 anos de vida.

Os gols das partidas afeanas em solo europeu, como os gols das partidas contra Sporting e Porto também estão registrados.

Outro grande momento é uma mesa redonda montada com participação de pessoas que fizeram parte da diretoria grená, entre eles, o engenheiro Antônio Tavares Pereira Lima, fundador da Ferroviária.

Logo após a volta da delegação, o principal assunto foi a possível venda de Bazani a Fiorentina, que queria a qualquer custo contratá-lo, mas não vingou.

CONFIRA

Diretores e entusiastas da Ferroviária se reuniram na rádio A Voz Araraquarense para debater sobre o futuro do elenco grená, pois havia um temor que muitos jogadores poderiam sair logo após a excursão. Participação do fundador do clube, Antônio Tavares Pereira Lima.

Abordo do navio Salta argentino, o locutor Ennio Rodrigues Caraça, da rádio A Voz da Araraquarense, entrevistou o chefe da delegação, Laércio de Araújo Zocco, e o treinador, Bauer, sobre a excursão e os adversários a serem enfrentados em Portugal. Jogadores se reuniram e fizeram um samba para comemorar o aniversário de 10 anos da Locomotiva.

Um pouco mais de uma hora com narração de Ennio Rodrigues Caraça, da rádio A Voz da Araraquarense, dos momentos mais importantes dos jogos da Ferroviária, como o primeiro gol internacional marcado por Beni diante do Nacional de Portugual.

Após a excursão por Europa e África, a Ferroviária retornou e uma proposta feita pela Fiorentina para contratar o meia Bazani repercutiu bastante em solo araraquarense. A mesa contou com a presença de Luiz Bento Palamone, o primeiro araraquarense a vestir a camisa da seleção brasileira e bicampeão sul-americano em 1919 e 1922.