
Uma combinação danosa, muito provavelmente causada pelas mãos do ser humano, fez com que uma queimada causasse um prejuízo milionário a Embrapa Pecuária Sudeste, localizada na Fazenda Canchim, em São Carlos.
Em um período de 48 horas aproximadamente (terça-feira, 7 a quinta-feira, 9), fez com que 912 hectares de mata e área de proteção permanente (APP) fossem destruídos pelo fogo. Além disso, 33 bois da raça Canchim morreram. Outros dez sofreram queimaduras, mas sobreviveram e aproximadamente 1,8 mil (entre bovinos, equinos e ovinos, salvos. Pesquisas realizadas pela empresa, comprometidas.
A queimada resultou em um prejuízo calculado pela Embrapa em R$ 1,2 milhão e a recuperação da Fazenda será com o tempo.
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste (assumiu em 1° de setembro de 2021), Alexandre Berndt, 50 anos, foi o pior incêndio em 46 anos da propriedade rural que possui 2.532 hectares.
“Nunca houve uma combinação de fatores tão negativa que resultou nesse que foi o pior incêndio dos 46 anos de história da Embrapa Pecuária Sudeste”, disse Berndrt. (Informações SCA)