Enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeutas, psicólogos, colaboradores da recepção, serviço de limpeza, escriturarias e demais colaboradores do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara passaram por um treinamento sobre perda gestacional e neonatal organizado pelo Grupo Transformação e a cargo de Perla Frangioti e Catiana Tita Nogueira Parancini.
A atividade teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais acerca do luto e do acolhimento em relação às perdas que podem ocorrer desde o início de uma gestação até o nascimento do bebê.
“Foram passadas informações técnicas sobre algumas características deste tema, além de estudos científicos e ações que promovem um acolhimento/atendimento mais adequado nestes casos (protocolos)”, comenta Perla.
“A força que pais e mães dizem encontrar para atravessar essa fase vem da passagem do bebê em suas vidas, uma passagem rápida, mas intensa, capaz de transformá-los e fortalecê-los. Por isso, promover ações que evidenciam a importância do cuidado humanizado é um dos pilares do acolhimento promovido pela Unimed Araraquara, completa Rosana Giurizzato Durante, gerente assistencial do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara.
O grupo Transformação foi fundado em 2017 na cidade de Araraquara a fim de criar um espaço de escuta para as famílias que enfrentaram esse tipo de luto, não reconhecido socialmente. A participação é aberta para todos, não se restringindo apenas as mães.