Para comemorar o Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/09), o Hospital São Paulo – Unimed Araraquara promoveu a 1ª Semana do Cuidado Seguro, cujo tema foi o mesmo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022: ‘Medicação Sem Dano’.
Na programação, os departamentos de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realizaram, de 12 a 15 de setembro, em diversos setores do HSP, uma programação informativa além de um Quiz com premiação aos vencedores.
Segundo Fátima Suélen Figueira, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Paulo, diversas são as estratégias adotadas pela instituição para prevenir a falha na administração de um medicamento. A participação do paciente ou acompanhante é fundamental neste processo.
“Quando falamos em prevenir falhas, existem várias barreiras antes deste medicamento chegar até a equipe de enfermagem que, efetivamente, fará a administração”, comenta Fátima.
O Hospital São Paulo adota a verificação dos “nove certos da administração de medicamentos”, mas sempre reforçando minimamente cinco deles: “Paciente Certo”, “Medicamento Certo”, “Dose Certa”, “Via de Administração Certa” e “Horário Certo”.
“Não pensamos somente em evitar falhas com os pacientes internados, mas também quando este paciente volta para sua residência. Por isso, a equipe da Farmácia Clínica realiza a orientação de alta, explicando ao paciente (ou cuidador) como fazer o uso correto dos medicamentos em casa”, diz Marcela Mazza, coordenadora de Farmácia do Hospital São Paulo.