Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão entre crianças na faixa dos seis aos 12 anos subiu de 4,5% para 8% na última década. Assim, dentro deste preocupante levantamento, o conceito simbólico da campanha Janeiro Branco, isto é, a preocupação com a saúde mental, ganha ainda mais relevância nos dias atuais, muito por conta dos impactos do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
Na avaliação de Estela Zavanella Navarro, psicóloga do Instituto Fábrica de Vencedor, quando o assunto é saúde mental para pequenos e jovens, alguns fatores protetivos precisam ser levados em consideração para um desenvolvimento pleno de todos.
“Precisamos direcionar o olhar e garantir o bom vínculo com os pais, bem como o reconhecimento, a educação das emoções e uma auto-regulação”, comenta a especialista. Desenvolver relações interpessoais e sociais significativas como, por exemplo, empatia, respeito e cooperação também ganham importância. “Participar de atividades esportivas e culturais extra-curriculares também faz a diferença”, finaliza Estela.
Vale lembrar que, desde a sua fundação, em 2018, o Instituto Fábrica de Vencedor beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes. Atualmente, suas atividades culturais com cursos de violão, ballet, teatro, violino e guitarra são subsidiadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio dos patrocínios das empresas: Grupo Morada Logística, JBT, DrogaVen, ASW Brasil e ICRA.
Ainda neste ano, conta com Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC Direto (projeto selecionado em edital), além da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte – LPIE – selecionado em edital. A empresa Invillia também é parceira nesta empreitada.
(Por Matheus Vieira)