Home Cidade

Jeferson Yashuda é o novo provedor da Santa Casa em Araraquara

Nova diretoria da Santa Casa de Araraquara formada por uma Mesa Administrativa e um Conselho Administrativo tem forte respaldo político com a eleição do ex-vereador Jeferson Yashuda (provedor) e dos ex-prefeitos Marcelo Barbieri e Roberto Massafera, do ex-deputado Dimas Ramalho e do atual presidente da Câmara Aluisio Boi, para o conselho.

690
Jeferson Yashuda
Farmacêutico Jeferson Yashuda, atual diretor do Departamento Regional de Saúde (DR3)

Um dia após eleger seu novo Conselho de Administração, a Santa Casa de Misericórdia em Araraquara escolheu sua Mesa Diretora, sendo eleito para a função de provedor o ex-vereador e atual diretor regional de Saúde (DR3), o farmacêutico Jeferson Yashuda. Os novos diretores e conselheiros são escolhidos após a intervenção decretada no hospital pela Prefeitura Municipal em junho.

Uma chapa única havia concorrido no meio da semana para formação do conselho; participaram da votação 239 pessoas da irmandade, com o saldo de 228 votos de aprovação aos integrantes da chapa “Unidos pela Santa Casa”, dez votos contrários e um em branco.

Os membros do novo Conselho Diretor já haviam tomado a decisão de deliberarem no dia seguinte sobre medidas urgentes, dentre elas a indicação dos membros da Mesa Diretora e Conselho Fiscal.

Para intervir no hospital a Prefeitura de Araraquara teve publicar um decreto nomeando a secretária de Saúde, Eliana Honain, como interventora, e criar uma Comissão de Gestão de Intervenção, tendo como principal objetivo o restabelecimento do atendimento SUS, a garantia da adequada prestação de serviços públicos de assistência à saúde pela entidade, bem como da aplicação eficaz das verbas públicas à prestação do referido serviço.

Neste sábado (2) a Prefeitura Municipal com assinatura do prefeito Edinho foi publicado nos atos oficiais do município o decreto municipal n0 12.931, de 1º de julho de 2022, que encerra a intervenção do município na Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, que teve início no último dia 10 de junho, também por meio de decreto.

Com essa decisão a prefeitura abre espaço para que a nova Mesa e o Conselho possam iniciar, o que ela entende ser, um processo de revitalização da instituição. O mandato do grupo vai até 2024.

A Mesa será composta por Jeferson Yashuda (Provedor), Marcos Daniel Gomes de Sousa (Vice-Provedor), Antonio Martins de Oliveira (Diretor Tesoureiro) e Eduardo Rois Morales Alves (Secretário). O advogado Fernando Passos, foi escolhido para ser o Representante Público Institucional.

O Conselho de Administração está formado por Alessandra de Cássia Laurindo, Aluisio Augusto Braz (Boi), André Capaldo Amaral, André Peluso Nogueira, Cynthia Mauro Piratelli, Dimas Eduardo Ramalho, Flavio Ferlin Arbex, Fernanda Gonçalves Fernandes, João Marcelo Zenatti, Luis Marcelo Inaco Cirino, Marcelo Caramurú, Marcelo Fortes Barbieri, Paulo Antonio Bernardi, Roberto Massafera e Walter Manso Figueiredo (diretor do SESA).