Jovem que levou um tiro na cabeça, disparado pelo ex-companheiro em frente a um restaurante em Araraquara, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta segunda-feira (1), de acordo com o que afirmou a Santa Casa de Araraquara. Ela agora ocupa um quarto de enfermaria.
O hospital ressaltou que – a paciente de 17 anos se encontra “hemodinamicamente em processo estável e com traqueostomia, um procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação da mesma com o meio externo, com o objetivo de dar ao paciente uma possibilidade para respirar”. Assim, ela abre os olhos normalmente e até mesmo obedece a comandos sugeridos pelos profissionais médicos.
Eles comentaram ainda que – após o ocorrido houve uma forte sedação para que através de procedimento cirúrgico fosse retirada a bala que se alojou na sua cabeça, contudo, não foi possível. “A partir daí foram necessários dois momentos visando o restabelecimento da paciente, a retirada gradativa da sedação com acompanhamento contínuo e a espera para observação dos movimentos”.
Ambas as passagens feitas pela equipe médica apontaram para o êxito dos procedimentos, porém entre um momento e outro foram quatro dias de ansiedade. No dia 25 a jovem mostrou os primeiros sinais – mexia os olhos e se mostrava consciente; agora vai se manter na enfermaria para a recuperação total.
A vítima, segundo consta trabalhava em um restaurante na Rua Guarani, Vila Furlan em Araraquara, quando foi chamada pelo ex-companheiro para conversar com ela, sem contudo imaginar que ele estivesse armado. Após conversarem rapidamente na porta do estabelecimento, o jovem sacou o revólver e disparou por quatro vezes, três dos tiros falharam. Um acertou a cabeça da mulher.
Nas proximidades do restaurante o menor de idade foi preso e o revolver apreendido; o autor dos tiros foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e de lá para a Fundação Casa, sendo autuado por Ato Infracional Análogo a Tentativa de Feminicídio.
Nesta segunda-feira (1) familiares e amigos da jovem destacaram o importante trabalho realizado pela equipe médica e enfermagem da Santa Casa de Araraquara.