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Maioria dos araraquarenses pretende ir às compras no Natal, diz o Sincomercio

Pesquisa do Núcleo de Economia do Sincomercio aponta que 68,4% dos consumidores locais devem investir em presentes neste final de ano

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A geração X, que corresponde a indivíduos entre 42 e 57 anos de idade, são os mais propensos a comprar

Além da importância religiosa para a tradição cristã, o Natal é a data comemorativa mais importante do calendário comercial. Para avaliar o comportamento dos consumidores para a aguardada ocasião e identificar de que forma a atual conjuntura deve afetar as vendas, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara realizou a Pesquisa de Intenção de Compras para a data.

Efetuado por meio de questionário online e entrevista presencial, o levantamento destaca que 68,4% dos consumidores araraquarenses pretendem ir às compras neste Natal. A geração X, que corresponde a indivíduos entre 42 e 57 anos de idade, são os mais propensos a comprar – com 87,5% dos entrevistados. Já a geração Z, que engloba pessoas abaixo dos 25 anos, vem logo na sequência, com 84,6% dos avaliados.

Na outra ponta, entre os que não desejam fazer compras – 31,6% dos entrevistados – a maior contribuição proporcional é dos indivíduos da geração Baby Boomers, os quais, mais de 83% dos perguntados, alegaram não ter interesse em efetuar compras no período natalino.

Gráfico 1: Distribuição amostral dos entrevistados para a Pesquisa de Intenção de Compras do Natal – dezembro/2022

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Entre todos os consumidores avaliados, 63,1% disseram estar animados para o Natal deste ano. Em meio aos questionados, as gerações mais novas mostram-se mais empolgadas para o período natalino. Entre pessoas das geração Y e a iGeneration, 81,8% e 76,9%, respectivamente, alegaram estar animados para as festividades relacionadas ao dia 25 de dezembro.
Novamente, assim como em relação ao desejo de compras no Natal, os Baby Boomers mostraram-se a geração menos empolgada – apenas 16,7% dos entrevistados pertencentes a essa faixa etária responderam positivamente quando questionados sobre a animação para o Natal.

Em relação às tradições natalinas, 68,4% dos entrevistados disseram que aderem às principais tradições natalinas, como montar árvore e trocar presentes, outra vez com as gerações mais novas aderindo proporcionalmente mais que as gerações mais antigas.
A proporção de adeptos aos ritos de Natal cai conforme avança a faixa etária. Entre os indivíduos abaixo de 25 anos, 84,6% participam de eventos tradicionais. A geração Y e a geração X seguem na segunda e terceira posição, respectivamente, com adesão de 72,7% e 62,5%. Por fim, entre os indivíduos de 58 a 76 anos que responderam à pesquisa, apenas 16,7% participam desses momentos de maior tradição.

Gráfico 2: Adesão as tradições natalinas – dezembro/2022

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Expectativa de movimento e uso do 13° salário

Outra tendência dos consumidores é utilizar o 13º salário para pagar as compras do período natalino. Sobre isso, o Núcleo de Economia questionou os consumidores araraquarenses quanto desse recurso seria destinado para financiar os presentes.
Dentro do tema, 63,2% dos entrevistados disseram que não esperarão o décimo terceiro salário para efetuar as compras, contra apenas 26,8% que aguardarão o depósito desse dinheiro na conta para gastar com presentes.

Entre as gerações, todos os entrevistados da geração Baby Boomers (100%) não aguardarão este recurso. Na sequência, com resultados semelhantes entre si, encontram-se as gerações Y e Z, com 63,6% e 69,3% de respostas negativas, respectivamente.
A única faixa de idade que a maioria dos indivíduos utilizará o 13º salário para compras os presentes natalinos é a geração X – 3 em cada 4 entrevistados que possuíam idade entre 42 e 57 anos farão uso desse dinheiro para pagar os presentes.

Gráfico 3: Uso do 13° salário no Natal – dezembro/2022

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Os entrevistados também foram questionados quanto a expectativa de encontrar o Centro de Araraquara movimentado durante o final de ano. Do total de avaliados, 81,6% têm expectativa de encontrar a região central com grande circulação de pessoas na última quinzena do mês de dezembro.

(Acesse o estudo completo)