Início Destaques

Mais de 2 mil pessoas envolvidas nas eleições em Araraquara, neste domingo

O coronavírus afetou também o sistema eleitoral; além de algumas dificuldades na estruturação do novo formato, em plena pandemia houve a paralisação da biometria

52
Votação começa mais cedo em 2020

Por causa da pandemia da Covid-19, o horário da votação este ano, nas eleições municipais, foi ampliado em uma hora. Excepcionalmente, os eleitores poderão ir às seções eleitorais das 7h às 17h e não apenas das 8h às 17h como nas eleições anteriores.

As três primeiras horas desse período, das 7h às 10h, terão preferência para idosos, grupo de risco do novo coronavírus. Este horário, no entanto, é preferencial e não exclusivo para eleitores maiores de 60 anos, como estão indicando algumas publicações que vêm circulando nas redes sociais recentemente.

O artigo 254 da Resolução nº 23.631, de 1º de outubro de 2020, indica que fica estabelecido que “no período entre 7h (sete horas) e 10h (dez horas), terão preferência para votar dos eleitores com 60 (sessenta) anos ou mais, independentemente do momento de sua chegada à seção eleitoral”. O texto, portanto, não indica exclusividade para essa parcela do eleitorado.

EM ARARAQUARA O TRABALHO DA JUSTIÇA ELEITORAL

Em um colégio eleitoral que possui 177.682 inscritos para votar, até mesmo quem não fez biometria está apto para se dirigir a sua seção para depositar o voto nos seus candidatos – prefeito e vereador, cujo mandato será de quatro anos, contando a partir do primeiro dia de janeiro de 2021.

Neste sábado as urnas eletrônicas foram distribuídas em Araraquara nos pontos designados para votação, através das duas zonas eleitorais constantes: a 13ª, considerada a mais antiga e a 385ª. São 263 seções eleitorais, distribuídas em 35 locais de votação no cartório localizado na Vila Xavier. Existem ainda nas eleições deste ano, 174 seções que foram distribuídas em 27 locais de votação (Cartório do Centro).

Há mais de dois meses que a Justiça Eleitoral vem preparando o quadro de colaboradores que se juntam para participar do processo; atuarão neste domingo (15) – 1.701 mesários, sendo 1.188 mulheres e 513 homens. É importante dizer que 1.327 são voluntários e 374 foram convocados.

Estes números atrelados ao sistema eleitoral em Araraquara são ampliados por profissionais que atuam no setor do trânsito, segurança e saúde pública, além do setor de comunicação, como jornais, rádios, televisão e portais que acompanharão a eleição e posteriormente a apuração.