Home Cidade

Média de casos da covid-19 se mantém em 25% em Araraquara

Já a média de ocupação de leitos segue em torno dos 30%.

54

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, reforça que mantém as análises diárias da evolução do coronavírus em Araraquara, com foco nos números de casos confirmados, de óbitos e da ocupação hospitalar. São essas informações que determinam todas as decisões deste Comitê.

Diante dessas análises, se observa que, nas últimas semanas, a média de casos positivados vem se mantendo nos 25% das amostras coletadas. Já a média de ocupação de leitos também segue em torno dos 30%. Vale destacar o município adotou a internação preventiva das pessoas positivadas que fazem parte do grupo de risco como estratégia de se evitar complicações da doença.

Quanto aos casos positivados, também é importante destacar que Araraquara está entre as cidades que mais realizam testes para Covid-19 no País. A taxa de testagem em Araraquara é de 19.176 por 100 mil habitantes, maior que do Estado de São Paulo, que é de 15.272 por 100 mil habitantes, e do Brasil, de 10.272 por 100 mil hab.

Desde setembro, são realizadas testagens em massa de assintomáticos em pontos de grande circulação de pessoas na região central da cidade, em unidades básicas de saúde dos bairros, além da testagem de todos os sintomáticos que procuram atendimento no Polo Estratégico da UPA da Vila Xavier.

Essa testagem em massa possibilita que os casos sejam descobertos e que haja encaminhamento rápido e adequado dos pacientes, dependendo do quadro clínico. Todo esse trabalho está salvando vidas na cidade, que tem hoje um dos menores índices de letalidade por Covid-19 do País: de 1,14%.

Mas não é hora de relaxar. Apesar de todo esse esforço, as contaminações continuam, porque o vírus está circulando. O alerta é para que a população continue se prevenindo. É fundamental o uso máscara nos locais públicos, a higienização frequentes das mãos e o distanciamento entre as pessoas.

As pessoas do grupo de risco devem permanecer em isolamento social e todos devem evitar as aglomerações, em razão do alto risco de contágio pelo coronavírus.