Home Cidade

Moradores em situação de rua em Araraquara adotaram estilo de vida nômade

Câmara técnica realizará um levantamento sobre pessoas que vivem em trânsito entre os municípios da região

63
Comissão debate a situação em reunião intermunicipal

A situação de pessoas em situação de rua é uma realidade desafiadora, que se intensifica quando esses indivíduos vivem de forma itinerante, ou seja, migrando entre os municípios em busca de sobrevivência. Em Araraquara é possível encontrar moradores em situação de rua que adotaram um estilo de vida nômade. Essa realidade será tema de um levantamento proposto por uma comissão composta por representantes de vários municípios da região.

Araraquara integra o Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo (Concen), que conta com a Comissão de Elaboração de Protocolo de Atendimento à População em Situação de Rua, uma câmara técnica de discussões de pautas da política pública de assistência social, na qual Araraquara é representada pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa.

A secretária falou sobre o propósito do grupo. “Essa comissão tem se reunido para discutir as demandas dos municípios e uma forma de dialogar de forma coletiva sobre essas demandas. E surgiu a necessidade de dialogarmos sobre o atendimento das pessoas em situação de rua que estão em trânsito entre os municípios da nossa região, para que possamos pensar em uma forma mais alinhada, uma forma mais qualificada, para o atendimento a essa população”, explicou Jacqueline.

A primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira (1º) no Edifício Victória Business, em Araraquara. “Já deliberamos nessa primeira reunião que será realizado um censo nesses municípios, bem como a construção de um fluxo de atendimento intermunicipal dessas pessoas”, acrescentou Jacqueline, que representou Araraquara juntamente com a coordenadora de Proteção Social, Rita Ferreira, e com o gerente de Proteção Social, Caetano Mascia.