Home Cidade

Morre em Araraquara o engenheiro agrimensor Mário João Moretti

Uma vida inteira dedicada ao trabalho. É desta forma que as pessoas que conviveram de maneira mais próxima com Moretti definiam seu caráter e responsabilidade profissional dentro da Prefeitura de Araraquara.

1396
Moretti, será sempre lembrado pelos servidores públicos municipais

Morreu nesta segunda-feira (31) em nossa cidade o engenheiro agrimensor Mário João Moretii, que por 37 anos atuou como servidor público municipal. Vítima de problemas cardíacos, Moretti ou “seo Moretti” como era carinhosamente chamado, deixa escrita uma das mais importantes histórias da administração pública municipal.

SUA HISTÓRIA

O menino pobre e travesso nascido em Ribeirão Bonito se tornou um grande homem e profissional de extrema competência. Cresceu vencendo as adversidades e com muita luta escreveu uma história de vida que merece destaque.

Seo Mário João Moretti, de simples escriturário na antiga Estrada de Ferro Araraquara, chegou a ocupar o cargo de Diretor de Patrimônio da extinta FEPASA, mas sua grande paixão, além da família e dos livros, sempre foi a profissão que exerceu desde que se formou na Escola Logatti como Engenheiro Agrimensor. Trabalhava de dia e estudava a noite, para pagar os estudos, nas horas vagas encardenava livros e pintava casas. Contava para isso com o apoio da esposa Elvira e dos filhos pequenos, Sinaida e José Fernando.

Moretti homenageado na Prefeitura Municipal, ao lado da filha

Depois de se aposentar como ferroviário, Seu Moretti que se especializou em serviços de avaliações e perícias foi contratado como funcionário da Prefeitura Municipal de Araraquara, pelo então prefeito Waldemar De Santi, lá desempenhou com muita dignidade a função de avaliador durante 37 anos.

Moretti chegou a ser homenageado durante inauguração da nova Sede do Departamento de RH da Prefeitura que recebeu o nome de José Maria Brandão, inesquecível e dedicado funcionário da Administração Municipal.

“Confesso que não contive as lágrimas ao ver meu sogro ser homenageado em vida e o carinho dedicado à ele por seus colegas de trabalho e pelas lideranças presentes. Como dizem por aí, a vida é feita de ciclos e o Seo Moretti apesar de toda a experiência encerrou o seu ciclo na Prefeitura, um exemplo de dedicação e amor ao trabalho. Que Deus o conserve entre nós por mais tempo”, disse na época o jornalista Pereira, genro de Moretti. (Colaboração: Luís Alberto Pereira)