Home Destaques

Morre o araraquarense José Ignácio Pizani, presidente do Sistema Clube de Rádio e TV

Após ser viajante da Alpargatas nos anos 70 e manter com o irmão Paulo a representação da Levis, o araraquarense José Ignácio Pizani adquiriu a Rádio Clube de Ribeirão Preto onde se projetou como um dos mais fortes empresários da região. Nos meios de comunicação em nosso país sempre foi um nome muito respeitado. Estudou no Colégio São Bento de Ensino, participava da antiga fanfarra da escola, foi empresário do The Jungles e foi um dos fundadores do Grupo dos 50.

652
Pizani na sua tividade diária na Clube

O empresário José Ignácio Gennari Pizani, presidente do Sistema Clube de rádio e tv morreu na madrugada desta quarta-feira (4), aos 75 anos de idade. Ele estava internado no hospital Unimed, há cerca de 30 dias em coma, após ter sofrido um mal súbito (provavelmente um AVC) no próprio local de trabalho.

A morte foi divulgada pela própria família nas primeiras horas de hoje: “É com muito pesar e tristeza que comunicamos que nosso querido pai, José Ignácio Gennari Pizani, faleceu nesta madrugada. Empresário e pai, nos deixa um legado riquíssimo em valores e princípios de perseverança e fé!” (Iracema, Tiago, Rafael e Filipe).

Pizani também foi uma forte liderança no setor de rádio e telecomunicações. Ele presidiu, por vários anos, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

REPERCUSSÃO

O prefeito Duarte Nogueira se manifestou nas redes sociais sobre a morte do empresário que nasceu em Araraquara e aqui viveu até seus 30 anos de idade: “Com tristeza recebi a notícia nessa madrugada da morte do estimado amigo José Pizani. Empreendedor nato e defensor permanente da macrorregião de Ribeirão Preto. Deixa um legado de protagonismo, e notáveis conquistas na área da comunicação. À sua esposa Iracema, filhos e familiares nosso profundo pesar.” (Duarte Nogueira – Prefeito de Ribeirão Preto).

O deputado federal Baleia Rossi também se mostrou sensibilizado com o falecimento de Pizani: “É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do José Ignácio Pizani, presidente do Sistema Clube de Comunicação. Um empresário que contribuiu com a evolução da comunicação e jornalismo de todo o interior paulista. Foi para mim uma referência quando tive um programa na TV Clube. Que Deus conforte o coração da família e amigos.”

Zé Ignácio Pizani será cremado em Ribeirão Preto

Em nossa cidade o prefeito Edinho Silva ´demonstrou toda sua solidariedade aos familiares de Pizani encaminhando uma nota aos veículos de comunicação: “Araraquara perde um dos seus filhos mais ilustres: José Ignácio Gennari Pizani. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do presidente e um dos proprietários do Sistema Clube de Comunicação, o araraquarense José Ignácio Gennari Pizani, que nos deixou na madrugada desta quarta-feira. Um empresário de muito sucesso na área da comunicação no estado de São Paulo e no Brasil.

José Ignácio Pizani é de família araraquarense, filho do ex-vereador, funcionário da Estrada de Ferro Araraquara e comerciante José Pizani, que dá nome à unidade de educação infantil do Yolanda Ópice.

Desde 1979, José Ignácio Pizani era um dos proprietários do Sistema Clube (afiliado ao Grupo Bandeirantes), que inclui a TV Clube, as rádios Clube, Clube 1, Melody e 106 FM Sertaneja, além de moderno sistema de geração de imagens e transmissão de eventos. Em 2004, ele também presidiu a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).

Pizani foi um arrojado comerciante em nossa cidade e fez carreira em Ribeirão Preto quando adquiriu empresas de comunicação na vizinha cidade, mas nunca esqueceu suas raízes. Gostava muito de Araraquara, era figura muito presente e muito nos orgulha por sua história construída na comunicação.

Meus sentimentos à esposa, Iracema, aos filhos Tiago, Rafael e Filipe, aos seus irmãos e a todos os familiares e amigos.

Por reconhecimento a sua história e trajetória, foi decretado luto oficial no dia de hoje em nossa cidade.

PIZANI EM ARARAQUARA

José Ignácio Pizani sempre teve na sua juventude um envolvimento muito forte com Araraquara. Estudante do Colégio São Bento fez parte por muito tempo da Fanfarra do São Bento e posteriormente da sua Banda Marcial, regida pelo professor Paulo Campos.

Foi um dos primeiros empresários do Conjunto The Jungles e colocou o grupo musical entre os mais conceituados e conhecidos do país. Neste seu relacionamento junto à comunidade fundou com um grupo de amigos, entre os quais José Rubens de Barros e a Família Bombarda o Grupo dos 50, que se tornou responsável pela organização do Festival de Bandas Marciais.

No final dos anos 70 após ser consultor de vendas da Alpargatas e manter com seu irmão Paulo Pizani uma das filiais da Levis na Rua São bento com a Avenida Barroso – Zé Ignácio comprou a Rádio Clube em Ribeirão, dotando-a de invejável estrutura e fazendo dela uma das emissoras mais fortes do interior.

Em Ribeirão Preto deu continuidade à sua vida familiar: a esposa Iracema, também é araraquarense.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto até às 14 horas desta quarta-feira. Ele será cremado na própria cidade de Ribeirão Preto.