
Morreu na noite desta segunda-feira (03), o empresário Armando Marchesan, aos 98 anos de idade.
Chamado de ‘Armandão’, o empresário fundou em 1946, ao lado do irmão, Luiz Marchesan, uma oficina para a construção de máquinas agrícolas, que mais tarde se tornaria a Marquesan Implementos Agrícolas e Máquinas Agrícolas TATU S.A, empresa com mais de 2.300 colaboradores e dona de uma das maiores fábricas de peças agrícolas do Brasil.
O falecimento do empresário foi confirmado pelo Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão, no interior de São Paulo; e pela própria empresa.
“É com pesar que o Conselho de Administração, a Diretoria e Superintendência do Hospital Carlos Fernando Malzoni comunicam o falecimento do Senhor Armando Marchesan, um dos fundadores da Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas, ocorrido nesta data. Aos familiares e amigos do querido empresário, os nossos votos de sinceras condolências”, publicou o hospital nas redes sociais.
A HISTÓRIA DE UMA POTÊNCIA INDUSTRIAL NA REGIÃO
Nos idos de 1946, em Matão, quando o progresso engatinhava pelo interior do Estado de São Paulo, dois irmãos de origem simples, descendentes de imigrantes italianos, antevendo que o futuro do país seria a agricultura, face a vocação de seu povo e a imensidão de terras férteis distribuídas em todo o território nacional, resolveram dedicar-se à fabricação de implementos e máquinas agrícolas, inicialmente os mais simples, com tração animal, carroças e charretes.
A cidade de Matão, em 1946, nem imaginava o que estava por acontecer quando uma pequena oficina começou a funcionar, a Oficina Brasil. A experiência acumulada conduziu diretamente à fabricação de implementos de tração mecânica. Com rara visão empresarial, muita tenacidade e a necessidade de adequar-se à demanda crescente num mercado cada vez mais competitivo, não tiveram dúvida em ampliar a indústria, passando então a denominar-se Irmãos Marchesan Ltda, e posteriormente, Marchesan lmplementos e Máquinas Agrícolas “TATU” S.A.
De simples fabricantes de veículos e implementos de tração animal, os irmãos Marchesan passaram a produzir discos para grades e arados, e depois moderníssimos implementos e máquinas agrícolas, para serem tracionados mecanicamente. No decorrer das últimas décadas, a agricultura brasileira sofreu grandes transformações, culturas até então pouco explorados passaram a ter grande importância para o País. Áreas imensas do nosso território, antes ocupados com café ou pecuária, deram lugar à cana, soja ou laranja, e novas fronteiras agrícolas foram surgindo.
A pequena oficina cresceu. E hoje a cidade de Matão abriga uma das maiores empresas do setor na América Latina. O que ninguém era capaz de imaginar em 1946 se transformou numa verdade inquestionável.
Com corpo de funcionários altamente especializados, não teve dificuldades para geração de máquinas e implementos para atender o mercado em expansão e cada vez mais exigente, com produtos altamente eficientes e duráveis, a Marchesan S.A., uma das maiores e mais modernas fábricas de Máquinas e Implementos Agrícolas da América Latina, que além de atender ao mercado interno, exporta para mais de 70 países espalhados pelo mundo, está instalada numa área de 805.000 m², dos quais 220.000 m² de área coberta. Para avaliação de suas máquinas e implementos possui modernos campos de provas.
Graças a excelência de suas máquinas e implementos, fruto da alta tecnologia utilizada em sua fabricação, rigoroso controle de qualidade e moderníssimo parque industrial, é detentora, desde julho de 1996, do certificado ISO 9001:2015, emitido pelo BUREAU VERITAS QUALITY INTERNATIONAL, destacando-se nos mais rígidos padrões internacionais de qualidade para fabricação, vendas e assistência técnica de máquinas e implementos agrícolas. Instalada numa área construída de 220.000 m² a Marchesan S.A é a maior empresa do setor de implementos e máquinas agrícolas da América Latina. Desde 1946 fabricando a qualidade da marca Tatu, a Marchesan S.A. é reconhecida internacionalmente pela resistência e a alta performance de sua vasta linha de produtos destinados a diversos tipos de terrenos e utilizados no preparo e conservação dos solos, no plantio e cultivo de várias culturas. (Fonte: Site Oficial da empresa Marchesan S.A/Colaboração: Matão Informa)