Home Destaques

Em Araraquara, mulher acredita em doação milionária de Bill Gates e faz PIX para estelionatário

Criminoso com enorme poder de convencimento disse que – a doação de U$ 5 milhões chegaria se ela depositasse U$ 960 dólares pelos serviços 'burocráticos'

43
Dinheiro depositado pela mulher para o estelionatário foi convertido na moeda indiana, a Rúpia

Uma mulher de 39 anos, residente na região central de Araraquara, esteve nesta quinta-feira (05) no Plantão Policial para registrar no mínimo uma ocorrência curiosa: teria pago U$ 960 dólares para um homem via PIX que lhe convenceu – estar perto de uma doação feita pelo bilionário Bill Gates, no valor de U$ 5 milhões.

O golpe é velho, mas ela caiu na ficção criada por e-mails e mensagens de WhatsApp encaminhados nos últimos dias para sua caixa. A doação proposta viria através do “Reserve Bank of India”, ou Banco da Reserva da Índia, instituição bancária central da Índia, que controla a política monetária indiana, que começou suas operações em 1º de abril de 1935, no Dia da Mentira para os brasileiros. É uma espécie de Banco Central do Brasil.

Com as mensagens de doação chegando desde o dia 23 a mulher se entusiasmou com a doação que estaria a caminho, feita pelo empresário Bill Gates, da MicroSoft, empresa transnacional dos Estados Unidos com sede em Redmond, Washington. Ela contudo teria que pagar os serviços do banco agenciador, uma taxa estabelecida de quase mil dólares, segundo a tabela de honorários. O valor passado foi convertido de dólares para a moeda indiana, a Rúpia.

Após efetuar o pagamento, a mulher recebeu nova mensagem agora solicitando mais U$ 3,8 mil dólares; no entanto, ela não aceitou e o estelionatário baixou para U$ 2 mil, não havendo acordo, já que houve alegação de que – teria que receber primeiro a doação de U$ 5 milhões de dólares do Bill Gates.

A partir daí o estelionatário desapareceu não atendendo mais as chamadas da mulher que agora terá que atender os pedidos da Polícia Civil, de juntar provas para que a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), inicie o processo investigatório.