Home Cidade

No combate a dengue, equipe de controle de vetores atua na Grande Vila Xavier

Força-tarefa faz parte da programação da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti

48
Atuação da Frente de Trabalho na Vila Xavier

Equipes da Vigilância Epidemiológica, com agentes de controle de vetores, motoristas, ajudantes e com apoio de cooperados da Vitória Multisserviço atuam desde essa segunda-feira (21) nos bairros Jardim Paulistano, Vila Cristo Rei, Cidade Industrial, Jardim Lisboa, Tabapuã, Europa, Vila Gaspar, Jardim das Estações e Vila Biagioni.

A ação nestes bairros da Grande Vila Xavier será estendida até a próxima quinta-feira (24) e faz parte da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti, que ocorre de 21 a 26 de novembro, em todo o Estado.

O objetivo da semana é intensificar a vistoria casa a casa para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e também reforçar as ações de combate ao mosquito, incluindo a realização de feiras itinerantes com distribuição de panfletos, passeatas, além de outras atividades informativas.

De acordo com a gerência de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, esses bairros foram selecionados para receber a força-tarefa durante esses quatro dias de campanha, porque são áreas em que foram detectados, no mês de outubro, alto índice de ADL. O ADL é o índice que demonstra a quantidade de Aedes aegypti encontrada em fase larvária em imóveis de quadras sorteada pelo sistema SISAWEB – a base oficial do estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores.

“Nossas equipes irão eliminar possíveis criadouros e água acumulada em objetos; se for necessário com uso de produtos alternativos”, relatou a supervisora de controle de endemias, Roselaine Teresinha Zavan.

A representante comercial Sabrina Maciera colaborou com a vistoria no quintal de sua residência no Jardim Paulistano e reforçou o apelo para que todos colaborem com os agentes de controle de vetores.

“É muito importante, com certeza, a gente fazer este controle, às vezes estamos em dúvidas de como fazer esta manutenção nos vasos e banheiros. Cada um tem que ter a responsabilidade de cuidar de si e assim já diminui bastante os casos de dengue”, disse Sabrina Maciera. 

PROGRAMAÇÃO SEGUE

Juntamente com o casa a casa, de 21 a 24, haverá intensificação de vistorias também nos chamados Imóveis Especiais (IE) da área, que são imóveis com grande circulação de pessoas, como escolas, empresas e prédios públicos, além de intensificação dos bloqueios nos chamados PEs (chamados pontos estratégicos), que são imóveis com grande quantidade de possíveis criadouros, como os ferros-velhos, borracharias e depósitos de reciclagem, e nos mini PEs, os pequenos pontos de reciclagens ou mesmo acumuladores, normalmente em residência.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, terá feira itinerante com exposição de material didático e informativo sobre a dengue no Parque do Basalto, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Municipal de Educação.

Nos dias 25 e 26, a feira itinerante estará na praça Santa Cruz, com distribuição de panfletos e paradas nos semáforos com faixas chamando a atenção para a conscientização e prevenção das arboviroses.

Ainda dentro das ações educativas e de conscientização, somente no dia 25, a partir das 9h30, a equipe de controle de vetores vai percorrer a Avenida Bento de Abreu até a praça Santa Cruz, na Carreta da Alegria, chamando a atenção da população. Em seguida, 10 horas, haverá passeata na área central, com o controle de vetores e agentes mirins.

No mesmo dia, às 10h30, na praça Santa Cruz, está marcada apresentação teatral dos Agentes Mirins da Escola de Campo Eugênio Trovatti, de Bueno de Andrade, juntamente com as exposições da feira itinerante. Os agentes mirins foram formados durante as ações desenvolvidas na escola pela Equipe de Educação do Controle de Vetores.