Home Destaques

Palmeiras dá o troco no Santos, faz 2 a 0, e é tricampeão paulista de futebol

O Palmeiras chegou ao 26º título estadual e está atrás somente do Corinthians em número de taças da competição. O Peixe mantém o jejum de oito anos sem levantar um troféu.

4
A festa palmeirense no Allianz (Jhony Inácio/Agência Paulistão)

O Palmeiras venceu o Santos por 2×0, na noite deste domingo (7), no jogo de volta da final do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, e conquistou o título do Campeonato Paulista, o terceiro de forma consecutiva e o 26º título estadual.

Após sair atrás no jogo de ida, sendo derrotado por 1×0, na Vila Belmiro, o Palmeiras precisava vencer por dois gols ou mais de diferença para ser campeão de forma direta, o que aconteceu. Os gols da vitória alviverde foram marcados por Raphael Veiga e Aníbal Moreno.

Ao conquistar o tricampeonato, o Verdão atingiu um feito que não alcançava desde a década de 1930 e aumentou a hegemonia no estado.

PRIMEIRO TEMPO

O Palmeiras foi a campo com força máxima, mas com alterações na escalação: Abel abriu mão do esquema de três zagueiros e escalou três atacantes, com Lázaro entrando como titular. Na zaga, Gustavo Gómez voltou e fez dupla com Murilo.

Precisando de gols e jogando em casa, o Palmeiras pressionou desde o início do jogo e a primeira grande oportunidade foi com Mayke, que soltou uma bomba e passou direto por João Paulo, porém Gil tirou de cabeça em cima da linha.

Pressionando, o Palmeiras passou a dominar as melhores oportunidades em campo e, aos 27 minutos, João Paulo cometeu pênalti em Endrick. No lance, o atacante saiu em velocidade e foi derrubado pelo goleiro santista. A penalidade foi marcada após revisão do VAR e Raphael Veiga converteu, abrindo o placar no Allianz Parque.

O Verdão ainda teve boas oportunidades, com Mayke e Piquerez, mas o primeiro tempo terminou com o placar marcando 1×0 para o Palmeiras, mas com empate em 1×1 no placar agregado.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do vestiário, o Santos tentou se lançar ao ataque, mas o Palmeiras conseguiu controlar as investidas. Na primeira boa oportunidade dos adversários, Mayke salvou, tirando o chute de Otero em cima da linha.

O segundo gol do Verdão saiu aos 21 minutos, com Aníbal Moreno. No lance, Endrick roubou a bola no meio de campo e iniciou a jogada, lançando para Piquerez, que jogou para a área e López, de cabeça, ajeitou para Aníbal Moreno completar para o fundo do gol.

Com o placar necessário para garantir o título, o Palmeiras seguiu controlando as investidas do Santos e buscando o ataque. Já no final do jogo, Mayke teve chance de marcar o terceiro, mas a bola foi para fora.

Após seis minutos de acréscimos, Raphael Claus apitou o fim de jogo, com o Palmeiras revertendo o resultado e se sangrando campeão paulista pelo terceiro ano seguido.

Ficha técnica Palmeiras x Santos

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 7 de abril de 2024 (domingo)
Hora: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Gols: Raphael Veiga, aos 32 do 1ºT, e Aníbal Moreno, aos 22 do 2ºT (Palmeiras)