Home Cidade

Paróquia de São José celebra neste sábado a Vigília Pascal

Iniciado na quinta-feira e acompanhado pelos católicos, o Tríduo Pascal dentro da Semana Santa será completado neste sábado com a Vigília Pascal, considerada a mais importante das celebrações cristãs. Na Paróquia de São José em Araraquara a coordenação é feita pelo padre José Alfeu Pereira.

480
Celebração ocorrida nesta quinta-feira na Igreja de São José em Araraquara, coordenada pelo José Alfeu

A igreja católica iniciou nesta quinta-feira (01), a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira até a manhã do Domingo de Páscoa, quando é finalizada a Semana Santa.

Em Araraquara a celebração foi acompanhada pelo RCIA, através da página da Paróquia de São José nas redes sociais. A igreja seguiu assim, os protocolos estabelecidos pela Saúde Pública neste período da pandemia do coronavírus.

O padre José Alfeu Pereira durante a cerimônia religiosa destacou que – era começado o Triduum Sacrum, ou seja, os dias santos por excelência, durante os quais misteriosamente católicos acompanham o regresso de Cristo ao Pai, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição, três momentos em uma única celebração.

Padre José Alfeu lembrou ao RCIA, palavras escritas por São João Paulo II, que quando ainda papa, na carta aos sacerdotes citou que “de fato, a fé garante-nos que essa passagem de Cristo ao Pai, ou seja, a Sua Páscoa, não é um acontecimento que diga respeito só a Ele; também nós somos chamados a tomar parte nela: a Sua Páscoa é a nossa Páscoa”.

Desta forma a igreja, nesta quinta-feira à noite, começou com a celebração da Ceia Pascal, em que “nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade”, destacou o padre em sua mensagem.

O sábado é de Vigília Pascal, diz o sacerdote

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Já nesta Sexta-feira Santa, a Igreja de São José, reviveu dois momentos tradicionais da Semana Santa – a Via Sacra e a Celebração e Paixão da Morte de Jesus e Adoração da Cruz. As celebrações até por conta da pandemia aconteceram de maneira diferente, contudo com a mesma profundidade religiosa, acompanhada pelos fiéis através das redes sociais.

A Via Sacra, no período da manhã – de acordo com a programação estabelecida pela paróquia – é entendida pelos católicos como a prática da piedade através da qual se recordam as quatorze estações ou passos realizados por Jesus durante sua caminhada para a crucificação, geralmente feita com orações diante da representação das cenas da Paixão de Cristo.

Todo espaço na parte da tarde desta sexta foi dedicado à Paixão e à morte de Jesus . “O ato vivido pelos católicos não representa um dia de luto, mas de contemplação do amor de Deus que chega para sacrificar o próprio Filho, verdadeiro Cordeiro pascal, para a salvação da humanidade”, explicam os católicos.

SÁBADO SANTO

De acordo com a programação religiosa divulgada pela Igreja de São José, neste sábado outros dois eventos estão programados: a Celebração das 7 Dores de Maria (8h) e a Vigília Pascal na Paróquia (18h), novamente com o cumprimento das normas de protocolo da Saúde Pública estabelecidas em Decreto.

A celebração da Vigília Pascal é a mais importante de todas as celebrações cristãs, porque comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Nela celebra-se a Ressurreição que está adornada pelo cumprimento de todas as profecias e a recuperação vital da vida de Jesus para não morrer jamais, diz Padre Alfeu. Ele convida a população para que acompanhe as cerimônias através das redes sociais da Igreja de São José (facebook).