POTENCIAL CANDIDATOS
Ainda sobre os números da Factual Pesquisas que nos caiu em mãos, vai aí para os leitores, o potencial eleitoral dos candidatos a prefeito de Araraquara pesquisados, suas rejeições individuais que impedem crescimento e intenções normais. Votariam em Eliana Honain (PT) 14%; Não votariam: 22%; Poderiam votar: 25%; Não conhece: 38%. Votariam em Claudio Lapena (Pat): 11%; Não votariam: 30%; Poderiam votar: 26%; Não conhece: 31%.
MAIS POTENCIAL
Votariam em Pedro Tedde: 3%; Não votariam: 29%; Poderiam votar: 17% e Não conhecem: 49%. São 3% os que votariam diretamente em Rafael de Angeli; 18% não votariam nele; 7% Poderiam votar e 71% não o conhecem. O potencial de crescimento de Eliana é de 25%; o de Lapena é de 26%; Pedro Tedde teria potencial de 17% e Rafael de Angelis, teria apenas 7%. A pesquisa pode não espelhar a realidade porque não estão todos os candidatos pré-lançados!
PRESTÍGIOS POLÍTICOS
Votariam no candidato apoiado pelo prefeito Edinho Silva (PT): 48%; Não votariam: 46%; Indiferentes: 3%. Votariam no candidato do presidente Lula: 47%; Não votariam: 46% e 4% Indiferentes. Votariam no candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: 25%; Não votariam: 70%; Indiferentes: 3%. Vejam que Edinho e Lula têm um potencial de transferência de votos maior: 47,5%, enquanto o de Bolsonaro uma rejeição de cerca de 70% do eleitorado.
APROVAÇÃO DE GOVERNOS
A avaliação do governo do prefeito Edinho Silva, tem 48% de Aprovação; 25% de Reprovação e Regular de 24%. O presidente Lula tem Aprovação de 46%; Reprovação de 23% e Regular de 27%. A deputada Márcia Lia é Aprovada por 36%; Reprovada por 13% e Regular de 23%. Já a deputada Thainara Faria, tem uma Aprovação de 28%; Reprovação de 15% e Regular de 19%. Tarcísio de Freitas, possui uma Aprovação de 45%; Reprovação de 11% e Regular de 31%.
SOBRE TUCANOS
Recebi uma informação de uma bolsonarista que trabalha na Saúde que teria ouvido uma conversa que a Edna Martins (PSDB) seria candidata a vice na chapa de Eliana Honain (PT). Tentei checar. Fui informado que Martins será candidata do PSDB e, se ela não for, o candidato seria o vereador Rafael de Angeli (PSDB). Ele teria aceitado candidatar-se a vereador na eleição de 2024 pela agremiação. Vai esperar o seu tempo para ser candidato a prefeito no futuro!
DIVIDIR OS VOTOS
Informações de bastidores chegaram à Seção sobre a movimentação do ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB) no sentido de lançar-se candidato a prefeito de Araraquara na eleição do próximo ano. Segundo as fontes, a intenção de Barbieri não é a de sair candidato para vencer a eleição e tornar-se prefeito mais uma vez, mas a de dividir os votos para permitir a eleição de sua candidata e de Edinho Silva, Eliana Honain (PT), no caso dela ter menos votos que Lapena.
TRANSPORTE GRATUITO
O prefeito de Ibaté, Zé Parrella (PL), sai na frente mais uma vez! Depois de, em 15 anos, transformar a sua cidade num modelo para a região e o país, numa recuperação total jamais vista com a construção de equipamentos públicos de primeiro mundo, empregos e melhoria da qualidade de vida de sua comunidade, agora bateu o martelo e transformou o transporte coletivo de Ibaté em gratuito. É a primeira cidade da região a promover essa conquista.
NOVA RODOVIÁRIA
Desde o último dia 9 de outubro, todas as linhas do transporte coletivo de Ibaté operado pela Viação Paraty estão gratuitas. Zé Parrella decidiu pela medida após entregar um moderno Terminal Rodoviário à comunidade com capacidade para operar nos próximos 50 anos. Parabéns prefeito, parabéns Ibaté! Outra cidade da região de Campinas que tem transporte coletivo gratuito é Tambaú, por decisão do atual prefeito Leonardo Teixeira Spiga Real (PSDB).
DEFESA DA POLÍTICA
Sempre defendi a necessidade de que os transportes coletivos nas cidades fossem gratuitos, como são a Saúde, a Educação e a Segurança. Araraquara que já teve um dos melhores transportes coletivos do país, hoje tem o pior. Fiz perguntas ao prefeito Edinho Silva sobre o tema, ele disse que hoje a cidade não tem condições de arcar, mas que espera uma grande negociação com os governos estadual e federal para a medida ser estendida para todo o país.
74 CIDADES NO PAÍS
Ao todo no Brasil, cerca de 74 Prefeituras oferecem nas suas cidades, transporte coletivo gratuitos às suas populações. O prefeito de São Caetano do Sul (ABC), José Auricchio Jr (PSDB), enviou lei à Câmara para estender o benefício à sua população, após Vargem Grande Paulista fazer o mesmo. O debate está acontecendo também na Capital, São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes encomendou estudos. O transporte coletivo é usado sempre pelos mais pobres!
CPI: NOME AOS BOIS
Enfim, a CPI do oito de janeiro termina dando nome aos bois que conseguiu encontrar, apesar de tímida em ir mais fundo nas investigações. O relatório da senadora Eliziane Gama aponta a liderança de Jair Bolsonaro na disseminação do golpismo e pede seu indiciamento e de mais 60 pessoas entre ministros, militares e outros golpistas. O documento elenca pontos que sustentam uma forte acusação contra Bolsonaro, auxiliares e integrantes das Forças Armadas.
CADEIA DE COMANDO
O texto parece bem concatenado ao mostrar o topo de uma cadeia de comando, subsidiando golpistas, politizando as polícias, além de expor a simpatia de oficiais graduados por uma intervenção militar. A Comissão se contentou com informações da Polícia Federal e costurou provas exibidas à luz do dia como notícias e declarações públicas! Poupou um pouco os militares para conter as insatisfações. O relatório será entregue ao STF, à Polícia Federal e PGR.
VETO AO BRASIL
Depois de várias tentativas da diplomacia brasileira de apresentar uma proposta no Conselho de Segurança da ONU que ora preside sobre a guerra de Israel contra o Hamas, cinicamente os Estados Unidos vetam a proposta com alegações descabidas, na velha política de resolver tudo sozinho sem levar em conta outros países. Foi notável o esforço brasileiro em aprovar uma proposta que atende as mais diferentes demandas dos 15 conselheiros. É um despropósito!
SENHORES DO MUNDO!
Mesmo aprovando por doze votos contra três, uma maioria esmagadora, os EUA ficaram contra como senhores do mundo! Mesmo assim, a diplomacia brasileira sai fortalecida e bem maior diante do Conselho e do mundo. A resolução condenou os ataques do Hamas, pediu pausa humanitária e reiterou a proteção aos civis que estão sem água, energia e sem comida. Os EUA justificaram que o texto não menciona o direito de Israel de se defender. É revoltante!