Início Destaques

Policia Civil investiga possível superfaturamento na Prefeitura de Itápolis

Segundo a polícia, esquema seria orquestrado pelo comandante da GCM; contratos possuem indícios de irregularidades e o valor representa a soma de R$ 250 mil. Operação apreendeu materiais na casa do suspeito

271
Polícia Civil cumpriu três mandatos de busca e apreensão em Itápolis — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Nesta segunda-feira (4), foi deflagrada pela Polícia Civil de Itápolis, uma operação policial visando apurar crime de fraude à licitação, na Administração Pública do Município.

No decorrer do inquérito, foi identificada a realização de contratação de serviços de forma direta e com dispensa à licitação, em razão da pandemia do COVID-19. Onde foram encontrados nos contratos, indícios de superfaturamento. Segundo a polícia, esses contratos possuem indícios de superfaturamento e o valor deles representa R$ 250 mil.

Foi identificado que esse esquema criminoso seria orquestrado por um funcionário público municipal, comandante da GCM de Itápolis.

Hoje, após autorização judicial, foi dado cumprimento a três mandados de busca apreensão, na residência do investigado, base da GCM e no Sindicato dos Funcionários Públicos de Itápolis.

Foram apreendidos celulares, computadores, pendrives e uma arma de fogo. Além disso, a fim de assegurar a colheita de provas orais, o investigado foi afastado da função pública após representação do Delegado de Polícia. É dever das Polícias Militar e Civil, do Ministério Público e da Justiça, denunciar, investigar e apurar casos de possíveis desvios de dinheiro público, principalmente nesta época de dispensa de licitações, devido à pandemia do novo coronavirus.

Em nota, a prefeitura de Itápolis informou que recebeu uma ordem judicial na manhã desta segunda-feira, determinando o afastamento do funcionário investigado, que será cumprida, enquanto perdurar a investigação.

O município informou também que todos os processos licitatórios e contratos públicos firmados obedecem aos trâmites legais.