Home Cidade

Polícia do Rio de Janeiro prende nesta terça em Araraquara, homem que fabricava armas de fogo

O preso utilizava um grupo em aplicativo de mensagens para compartilhar com estrangeiros conteúdos relacionados à produção de armamentos caseiros

0
Informações sobre fabricação de armas eram trocadas até com grupos internacionais (Foto: Polícia Federal no Rio de Janeiro)

Foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (24) em Araraquara, um homem que fabricava clandestinamente armas de fogo caseiras com uso de impressora 3D.

As investigações apontaram que o preso integrava um grupo em aplicativos de mensagens, com dezenas de estrangeiros de diversos países, para compartilhar informações sobre o processo de fabricação artesanal de armas.

A ação desta terça-feira faz parte de uma operação que investiga a fabricação ilegal de armas de fogo. A prisão ocorreu durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em residências utilizadas pelos investigados, todas em Araraquara/SP.

Produção de projéteis no interior da sua própria residência em Araraquara (Polícia Federal no Rio de Janeiro)

No local da prisão, foram apreendidos diversos materiais bélicos, incluindo uma submetralhadora em processo de fabricação artesanal e diversas munições. Após os procedimentos de praxe, o preso será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A operação contou com o apoio da Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (FICTA) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Homeland Security Investigations (HSI) – principal braço investigativo do Department of Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos.

A FICCO/RJ, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado e violento no estado do Rio de Janeiro.