Home Destaques

Prefeito se reúne com vereadores para sanção de leis no Paço Municipal

Foram sancionadas nesta quarta (8), leis que tratam da semana de festejos de São Geraldo, de denominação de rua e da disponibilidade de cardápios impressos

28
Edinho reunido com vereadores nesta quarta

Em cerimônia realizada no fim da tarde desta quarta-feira (8), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara, o prefeito Edinho sancionou três leis que tratam da Semana Municipal em Comemoração aos Festejos de São Geraldo, de denominação de rua no Jardim São Rafael I e da disponibilidade obrigatória de cardápio impresso em bares, restaurantes e similares.

A primeira lei sancionada na cerimônia, do vereador Edson Hel (Cidadania), institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a “Semana Municipal em Comemoração aos Festejos de São Geraldo”, a ser levada a efeito anualmente na segunda semana de outubro. A festa, que está em sua 63° edição, é uma importante celebração cultural e religiosa de Araraquara, movimentando o comércio local e gerando renda para os cidadãos e fiéis da paróquia, que esperam anualmente pela festa.

Na sequência, o prefeito Edinho sancionou a lei que denomina Rua Roberto Aparecido Guilherme, a via pública conhecida como Estrada Municipal ARA-347, do Jardim São Rafael I, com início na Rua Alberto Cioni e término Rua Lázaro Mendes Ferreira, no mesmo loteamento. A denominação é uma homenagem ao saudoso Guilhermão, figura ativa na comunidade esportiva local que foi presidente da torcida organizada “Boca do Lixo” e apoiava fervorosamente a Ferroviária. A lei também é de autoria de Edson Hel.

A terceira lei sancionada é de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdo B) e dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos disponibilizarem cardápio impresso ou aparelho que possibilite o acesso gratuito ao cardápio digital via “QR Code” para os consumidores. A lei vale para bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, pastelarias, casas noturnas e similares e o objetivo é garantir o acesso à informação a todas as pessoas, sem distinção.

Para o prefeito Edinho, são três leis que já pegaram. Segundo ele, “uma delas, porque dá visibilidade a uma das festas mais tradicionais da cidade, outra porque faz uma justa homenagem a uma figura que faz parte da história de Araraquara e outra, porque torna Araraquara mais democrática do ponto de vista do acesso ou não acesso à tecnologia”.

“Cresci frequentando a quermesse do São Geraldo; é uma festa que faz parte da história da nossa cidade e, por isso, é justo que esteja no nosso calendário oficial. Parabéns também pela lei que homenageia o Guilhermão. Falar do Guilhermão é especial, porque ele era meu grande amigo. Me lembro que, na minha primeira campanha, em 2000, uma das reuniões mais importantes da minha campanha aconteceu na casa dele. Ele se foi muito cedo. E sobre a lei que cria a obrigatoriedade dos cardápios Nos bares e restaurantes, ela garante o acesso à informação das pessoas que têm mais dificuldade com a tecnologia. Nós não podemos fazer do avanço tecnológico uma medida que gere discriminação e preconceito”, defendeu Edinho.

O vereador Edson Hel, autor das duas primeiras leis sancionadas, também destacou a relevância das propostas. “Quando fui procurado no meu gabinete para elaborar um projeto que instituísse no Calendário do Município os festejos do São Geraldo, não tive dúvidas, elaborei um projeto e enviamos para a comunidade aprovar, pelo significado da festa, que já tem 63 anos. Sobre o Guilhermão, sua história justifica a homenagem. É um grande amigo que deve estar muito feliz lá em cima, com certeza”, disse ele. A cerimônia também teve uma fala de Henrique Rosseti, representando a Paróquia São Geraldo.

Em relação à lei sancionada de autoria do vereador Guilherme Bianco sobre a disponibilidade obrigatória de cardápio impresso, o vereador contou que a ideia surgiu de um problema pessoal que, depois, em conversa, ele observou que era um incômodo também para outras pessoas: a falta de cardápio impresso e o acesso ao cardápio somente por meio da tecnologia. “Tenho certeza que muita gente saiu para comer e teve problema para acessar o cardápio, por falta de um celular ou de um aplicativo. Diante disso, procuramos orientação do Procon, aqui representado pelo coordenador Rodrigo Martins, para elaborar uma lei. Uma proposta que começou sutil e ganhou proporções importantes; hoje temos uma lei no âmbito estadual também”, declarou Bianco.

Para Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, que se pronunciou na cerimônia de sanção das leis em nome de todos os outros demais secretários e gestores, são leis que levantam questões importantes.

“Inegável da festa da Paróquia de São Geraldo, que inclusive hoje vive um momento muito bom, já que a praça passa por reformas importantes. E a festa, por ser muito conhecida e tradicional, atrai muitas pessoas, principalmente a população mais idosa do São Geraldo, que acompanha essa tradição há mais de seis décadas. Também parabenizo o vereador pela denominação da rua. Dar nome a uma rua perpetua a memória da pessoa e o Guilhermão agora estará eternizado na nossa cidade”, declarou. “A lei da obrigatoriedade do cardápio impresso é uma medida simples, mas muito necessária. É tratar os desiguais de forma desigual, respeitando as desigualdades. Todos têm direito à informação e de escolher o que lhe apetece e o que cabe no seu bolso. Agradeço o prefeito por possibilitar a visibilidade dessas leis que podem melhorar o dia a dia da população”, finalizou.