Home Cidade

Presidente do CNPq ministrará palestra no Instituto de Química no dia 16

Evento será realizado no dia 16 e faz parte do Ciclo de Conferências do Instituto que busca promover um diálogo aberto e democrático entre jovens pesquisadores, pós-graduandos, professores e as principais lideranças das agências de fomento à pesquisa do país.

2
Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Na terça-feira que vem (16), o Anfiteatro Central do Instituto de Química (IQ) Unesp, em Araraquara, receberá o professor Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a palestra “Financiamento da Pesquisa e Programas para Apoio à Inovação – O Papel do CNPq”. Este evento marca a abertura do Ciclo de Conferências Pesquisas Dedicadas à Missão, com o tema “Química, Ciência Central e Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela professora Vanderlan Bolzani, com apoio da Direção do IQ e dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Química.

Com uma vasta trajetória acadêmica e profissional, o professor Ricardo Galvão trará sua expertise para abordar questões cruciais sobre o sistema nacional de ciência e tecnologia, além de compartilhar estratégias adotadas pelo governo atual. A palestra não se limitará a uma visão geral, mas também mergulhará nas ações específicas do CNPq, incluindo suas demandas orçamentárias. Além disso, também haverá uma discussão sobre as perspectivas futuras para as áreas de pesquisa e inovação no país.

Ricardo é reconhecido por sua ampla contribuição para a ciência brasileira. Com uma formação que abrange áreas como Engenharia de Telecomunicações, Física de Plasmas Aplicada e Física Experimental, ele acumula experiências como professor, diretor de instituições de pesquisa e líder em organizações científicas, tanto no Brasil como no exterior. 

O Ciclo de Conferências Pesquisas Dedicadas à Missão, por sua vez, busca promover um diálogo aberto e democrático entre jovens pesquisadores, pós-graduandos, professores e as principais lideranças das agências de fomento à pesquisa do país. O evento visa ainda impulsionar os avanços do conhecimento químico em prol do desenvolvimento nacional, especialmente em um momento em que o país enfrenta diversos desafios.