Home Cidade

Projeto ‘Nasce uma criança, planta-se uma árvore’ planta mais 2,2 mil mudas

Segunda etapa do programa da Prefeitura foi realizada nesta sexta-feira (18); mudas são referentes às crianças nascidas de março a dezembro de 2021

139
Edinho na cerimônia fala sobre o projeto

A Prefeitura plantou nesta sexta-feira (18) mais 2.227 mudas de árvores dentro do projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, em parceria com a ADN Construtora e Incorporadora e o Grupo São Martinho – Unidade Usina Santa Cruz.

O objetivo do programa é plantar uma muda de árvore a cada nascimento de uma criança em Araraquara. As mudas plantadas nesta sexta-feira são referentes às 2.227 crianças nascidas de março a dezembro de 2021 no município. Somando-se as mudas plantadas na primeira fase, em novembro do ano passado, são 3.496 novas árvores no município.

O local de plantio das duas etapas do projeto é um terreno na esquina da Avenida Fernando Bazolli com a Rua Dr. Mário Ópice, no Jardim Igaçaba. Esse espaço será cercado e as empresas parceiras ficarão responsáveis por cuidar da área pelos próximos três anos, garantindo o desenvolvimento das mudas.

O projeto também integra as ações de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) de trecho das margens do Ribeirão das Cruzes.

“Essa iniciativa é fantástica e tem uma simbologia imensa, pois, além de contribuir para o meio ambiente, também materializa a chegada de novas vidas. Cada criança que chegar na nossa cidade será materializada em uma árvore. É um gesto muito bonito”, disse o prefeito Edinho.

Prefeito plantando árvore no Igaçaba

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, que foi o vereador autor do projeto de lei que criou o programa, a área utilizada para o plantio das mudas será “um dos maiores bosques de Araraquara”. Porsani ainda agradeceu às empresas parceiras e aos cartórios que forneceram as informações sobre os nascimentos no município. “Sem a ajuda das empresas parceiras seria impossível estar fazendo esse projeto, já que a lei não pode gerar custos para o Município”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), ressaltou o papel do Legislativo na elaboração do projeto, de autoria do então vereador Porsani. “É uma lei que tem muito simbolismo, pois mostra para a sociedade que o meio ambiente é fundamental. E estamos aqui materializando uma lei da Câmara Municipal. Vivemos um momento muito difícil, de muito ódio na política. E a gente precisa sair de casa para fazer a diferença, para ajudar o próximo, fazer coisas positivas”, disse Boi.

Thayane Albino, mãe de Lucas, nascido em abril de 2021, falou em nome de mães, pais e responsáveis de crianças nascidas no período compreendido pelo projeto. “Em nome de todas as mães das 3.496 crianças, agradeço ao ex-vereador e secretário José Carlos Porsani, autor do projeto. Uma única palavra resume nosso sentimento neste momento: gratidão”, afirmou Thayane.

Também participaram do evento a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e Hugo Adorno (Republicanos); o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; Djalma Nunes e Lucas André, representando a ADN Construtora e Incorporadora; André Tebaldi, representando o Grupo São Martinho; o presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Wando de Oliveira Santos; o consultor de relacionamento da CPFL, Júlio César de Oliveira; Henrique Rossetti e João Atenágoras, representando o Rotary Club Oeste Araraquara; Neia Castagini, presidente do grupo MEA (Mulheres Empreendedoras de Araraquara); além de outras mães, pais e responsáveis das crianças nascidas no período desta fase do projeto.