A Comissão Especial de Estudos (CEE) “Pela Vida, Pela Educação” da Câmara, formada pelos vereadores Guilherme Bianco (PC do B), João Clemente (PSDB) e Fabi Virgílio (PT), divulgou relatório com 41 páginas sobre a fiscalização das unidades de ensino de Araraquara e fez apontamentos sobre a volta às aulas. A conclusão é que os protocolos sanitários adotados pelo município não são suficientes e precisam ser melhorados.
O trabalho, feito em dois meses, apresenta dados de um questionário, com 34 questões, aplicado nas 50 escolas da rede municipal da educação visitadas pelos vereadores, entre 14 de abril e 27 de maio. Segundo o documento, há baixa adesão ao retorno presencial, com 24,87% nos Centros de Educação e Recreação (CERs) e 11,57% nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
Em relação à situação epidemiológica, os parlamentares afirmam que não é possível relacionar o crescimento da média móvel de casos com a volta às aulas. Na opinião dos vereadores, a Prefeitura Municipal tomou medidas importantes para a volta às aulas, como ajustes na estrutura física e testagem em massa.
O relatório deve ser submetido à votação na Câmara Municipal e em seguida apresentado para a Prefeitura e a secretaria municipal da Educação.