O encontro de italianos, descendentes e convidados de diversas nacionalidades, talvez tenha se transformado nestes últimos anos na festa social mais importante da região pelas características que apresenta. A partir da decoração, pratos e o clima contagiante provocado por cerca de mil pessoas que participaram da Noite Italiana do Lar Escola Redenção, em Araraquara, neste sábado, confirmam isso.
O evento ultrapassou a expectativa dos organizadores, disse o diretor da comissão e do Lar, Jorge Lorenzetti: “A gente procura manter os traços da noite e preservar os costumes de um povo do qual sentimos profundo orgulho”, disse ele no início da festa. Jorge ainda lembrou que – São Paulo tem 13 milhões de descendentes, o que representa 32,5% da população paulista.
Após três anos sem organizar a Noite Italiana o Redenção retomou a festa encontrando o respaldo dos seus voluntários e colaboradores cumprindo a finalidade de uma instituição criada em agosto de 1978, tendo sua sede própria para atender crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 06 a 16 anos, em meio aberto, no contra turno escolar.
“Evento deste porte contribui decisivamente para manutenção dos nossos projetos, o principal deles investir na criança e no adolescente por meio de ações sócio educativas, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres comprometidos com os interesses sociais, morais, culturais, ambientais e profissionais”, justificou Lorenzetti.
Os preparativos para a organização da retomada festiva começaram a partir de janeiro, afinal, disse um dos membros da comissão, é um evento muito complexo que exige uma série de cuidados. Foi nesse tom que a diretoria do lar levou em frente a iniciativa, preocupando-se com o resgate após a pandemia e a necessidade do reencontro triunfante com o público. Mas, tudo foi fantástico, abrindo perspectivas de um grandioso evento em 2024, com a comemoração dos 40 anos da Noite Italiana.
O RCIA ARARAQUARA agradece a receptividade que teve durante a festa deste sábado.