Home Destaques

Rodovia Nelson Barbieri terá passagem subterrânea de fauna

Medida foi aprovada nesta semana pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA)

246
COMDEMA abraçou a ideia, seguindo os critérios legais e técnicos

No dia 2 de fevereiro, quinta-feira, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) aprovou uma deliberação que dispõe sobre a aprovação do uso do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental (FDA) para a contratação de uma empresa especializada para a construção de uma passagem subterrânea de animais na região da represa do Lajeado, na altura do quilômetro 1 da Rodovia Dr. Nelson Barbieri, que liga Araraquara a Gavião Peixoto.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, falou sobre o propósito da passagem. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade já vinha se reunindo nos últimos anos com a Coordenadoria de Trânsito em busca de soluções para redução de atropelamento de fauna no Parque Laranjeiras”, comentou.

Wando de Oliveira Santos, presidente do COMDEMA, revelou que a demanda surgiu de uma reivindicação antiga dos munícipes. “Cada notícia de atropelamento de um animal causava-nos grande tristeza e pesar. Assim sendo, o COMDEMA discutiu em diversas ocasiões sobre alternativas para resolver essa questão. Como fruto desta discussão, a Secretaria de Meio Ambiente trabalhou juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos na elaboração de um termo de referência/projeto de passagem de fauna a ser executado à jusante da Represa do Córrego do Lajeado”, explicou.

Ainda segundo Wando, a obra se justifica tecnicamente não só como uma proteção da ecologia local através da redução dos atropelamentos, mas também pela melhoria da drenagem das águas pluviais, atenuando processos erosivos e possíveis enchentes – ambas justificativas pertinentes às finalidades às quais os recursos do Fundo de Defesa do Meio Ambiente se destina. “Tão logo o projeto fora apresentado, não podia ser outra ação do COMDEMA a não ser a de abraçar a ideia, claro, seguindo os critérios legais e técnicos. Desta feita, estamos felizes em dar esse primeiro passo, visto que a concretização deste projeto representa a primeira passagem de fauna a ser projetada e financiada totalmente pelo município de Araraquara, e por atender uma necessidade ecológica da região”, completou.

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental foi instituído em 2017 com o objetivo de vincular receitas a serem aplicadas em ações que visem o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente no âmbito do município. Os recursos são administrados pelo Conselho Gestor e fiscalizados pelo COMDEMA. A contratação da obra e demais ações necessárias para sua viabilização como sinalização e alambrados terão o custo aproximado de R$ 300 mil.