Início Cultura e Lazer

Sapopemba revisita sua carreira em show na cidade

Integrante da I Encontro de Tambores Ecos, apresentação gratuita é nesta sexta-feira (5), às 20h, no Sesc Araraquara

22
Sapopemba mais de 50 de atuação como ogã no Candomblé.

O ogã, cantor e percussionista Sapopemba abre a programação do I Encontro de Tambores Ecos com show nesta sexta-feira, às 20h, no Sesc Araraquara. A entrada é gratuita. No palco, o artista apresenta o álbum “Gbọ́”, lançado pelo Selo Sesc e primeiro solo do mestre alagoano aos 72 anos.

Segundo o artista, a performance representa 30 anos de sua carreira musical e mais de 50 de atuação como ogã no Candomblé. “É uma mescla de composições próprias com cantigas de Candomblé – das nações Ketu, Ijexá, Angola e Jêje – que mostram a diversidade musical das muitas Áfricas que aportaram ao longo dos séculos no Brasil”, comenta.

Sapopemba pesquisou a cultura popular afro-brasileira por mais de 50 anos e mantém a memória viva de ritmos e canções de raiz africanas, passadas oralmente através de gerações. Inspirou o documentário “O Canto Afro de Sapopemba”, lançado pelo Sesc em 2019, e o documentário “Sapopemba pelos Amigos”, de Paula Rocha e Caio Csermak.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto. A direção recomenda o uso de máscaras.