Termina neste sábado (30) a ação Outubro Rosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Saúde da Mulher (AME), na praça Santa Cruz, com o objetivo de incentivar mulheres com mais de 40 anos a atualizarem o exame de mamografia. Neste sábado, último dia de ação, o atendimento será feito das 9 às 11 horas.
Desde o dia 1 de outubro, 332 mulheres que deixaram de fazer o exame de rotina no último ano ou mais foram encaminhadas para exame no IMA – Instituto Médico de Araraquara, através da iniciativa. Durante todo o mês, em parceria com a Uniara (Universidade de Araraquara), equipes permaneceram na tenda instalada da praça Santa Cruz, de segunda a sábado.
As mulheres foram orientadas sobre a importância do exame de rotina na prevenção do câncer e tratamento precoce e já saíram da praça com a mamografia agendada no IMA, localizado ao lado da maternidade Gota de Leite.
A equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher é responsável pela retirada das mamografias no IMA e convocação as pacientes que tiverem o resultado alterado, para que elas passem por consulta. Os demais exames, sem alteração, são encaminhados para a Atenção Básica do Município.
O Outubro Rosa é celebrado anualmente, para promover o compartilhamento de informações a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. A meta é aproveitar a data para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, dessa forma, contribuir para a redução da mortalidade pela doença.
A Secretaria Municipal de Saúde oferece mamografia em todas as Unidades de Atenção Básica, mas os números revelam que a pandemia de Covid-19 e a exigência de isolamento afastou muitas mulheres do exame de rotina. É muito importante a realização da mamografia, porque o diagnóstico precoce pode salvar vidas.