Início Destaques

Saúde monitora 29 casos suspeitos da Covid. 13 estão internados.

Entre um dia e outro, de 9 o saldo agora é de 13 pessoas internadas em Araraquara

61
Santa Casa
Santa Casa um dos pontos de atendimento médico-hospitalar.

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira (26), para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

Dessa forma, Comitê de Contingência do Coronavírus deliberou a criação do Disque Acolhimento para a população, através de linha telefônica que será disponibilizada a partir de segunda-feira (30). O objetivo será prestar acolhimento psicológico à população durante a pandemia de Coronavírus. A medida está sendo regulamentada.

OUTRAS AÇÕES

A criação de um plantão psicológico para servidores municipais, através da Coordenadoria de Recursos Humanos, a partir de segunda-feira, dia 30. Os atendimentos psicológicos serão feitos via celular e vídeo-chamada, mediante demandas espontâneas, não necessitando de agendamento prévio. Os psicólogos estarão atendendo das 8 às 18 horas. A tabela dos horários dos psicólogos plantonistas estará disponível no site da Prefeitura.

A criação de 5 equipes com médico e profissional de enfermagem para atender em domicílio pessoas com mais de 70 anos, com síndrome gripal. Os atendimentos serão agendados após avaliação da equipe médica da Ouvidoria da Secretaria MUnicipal da Saúde, que está atendendo no 0800 771 7723.

O monitoramento, em domicílio, por uma equipe de enfermagem, dos familiares e comunicantes dos pacientes internados com suspeita de Coronavírus.

CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS

 Terminam nesta sexta-feira (27), as inscrições gratuitas dos interessados nas vagas de apoiador de limpeza de próprios e de apoiador de construção civil, que foram abertas pela Prefeitura Municipal.

 As inscrições devem ser feitas através do telefone (16) 3301-5156, das 9 às 18 horas. Todas as informações podem ser encontradas no site da Prefeitura.

 A Prefeitura Municipal está criando estes empregos públicos temporários para frentes de trabalho que vão atuar no enfrentamento do Coronavírus.

 REDE DE SOLIDARIEDADE

 A campanha Rede de Solidariedade foi lançada nesta semana pela Prefeitura para criar uma rede de apoio e arrecadar alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene pessoal para os mais vulneráveis à pandemia do novo Coronavírus, incluindo idosos, doentes crônicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além de doações, o telefone da Rede de Solidariedade também está recebendo ligações de quem estiver precisando de ajuda e também quem quiser fazer trabalhos voluntários.

O telefone da Rede de Solidariedade é o 0800 773 1145, que funciona das 8h às 20h todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social mantém 3 (três) polos de atendimentos via telefone, das 08h às 18h. São eles: Polo Nordeste (CRAS São Rafael), Polo Sudeste (Yolanda Ópice) e Polo Sul (Cruzeiro do Sul).

Os telefones são: CRAS Cruzeiro do Sul (3336.9982), CRAS São Rafael (3339.7757), CRAS Yolanda Opice (3322.0728).

SUSPEITOS

 Araraquara contabiliza 34 casos notificados até o momento, sendo que, destes, 5 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza, 2 negativos e 1 por critério clínico e nenhum confirmado).

No momento, 29 casos estão sendo monitorados e aguardando resultado de exames. Destes, 13 continuam internados. Os demais continuam sendo monitorados em suas residências, entre eles, 7 pessoas que estavam internadas e já receberam alta.

BALANÇO DA SEMANA 

Segundo o Boletim de nª 10, expedido nesta quarta-feira (25), Araraquara contabiliza 30 casos notificados até o momento, sendo que, destes, 5 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza, 2 negativos e 1 por critério clínico e nenhum confirmado).

No momento, 25 casos estão sendo monitorados e aguardando resultado de exames. Destes, 9 continuam internados. Os demais continuam sendo monitorados em suas residências, entre eles, 7 pessoas que estavam internadas e já receberam alta.

O Boletim n° 09, de terça-feira (24) tinha Araraquara contabilizado 22 casos notificados, sendo que, destes, 5 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza), 2 negativos e 1 por critério clínico e nenhum confirmado. No momento, 17 casos estão sendo monitorados, aguardando resultados, e, destes, 7 estão internados, dizia a nota.

Como se observa em três dias os casos notificados subiram de 21 para 30; se na segunda-feira os casos monitorados eram 16, agora são 25, o que gera preocupação à Saúde Pública.

Já o Boletim de n° 08, emitido na segunda-feira (23) pelo Comitê apresentava: 21 casos notificados, sendo que, destes, 4 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza) e  nenhum confirmado. No momento, 16 casos estão sendo monitorados, aguardando resultados, e, destes, 7 estão internados.