Home Destaques

Série C do Brasileiro: líder Athletic joga nesta segunda; Ferroviária é vice líder.

Como o Athletic de Minas joga na noite desta segunda-feira contra o Aparecidense que está na faixa intermediária da competição, uma vitória dos mineiros faz o time disparar na classificação. O Botafogo da Paraíba teve seu jogo adiado e é o terceiro colocado e pode passar a Locomotiva.

2
Após vencer o Confiança no sábado, time afeano se prepara para enfrentar o Figueirense, domingo, 16h30, fora de casa (Foto: Thiago Toledo)

A Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 da qual a Ferroviária participa é a 34.ª edição da competição equivalente à terceira divisão do futebol do Brasil. Disputada por vinte clubes, os quatro mais bem colocados ganharão acesso à Série B de 2025 e os quatro últimos colocados na primeira fase serão rebaixados à Série D de 2025.

Pelo terceiro ano consecutivo, a região Nordeste detém o maior número de representantes na Série C, dessa vez com oito equipes. Em seguida, com cinco participantes cada, aparecem as regiões Sul e Sudeste. As regiões Norte e Centro-Oeste têm apenas um participante. O certame contará com apenas um estreante, o Athetic, time de Minas Gerais, que vem liderando a competição.

FORMATO E PARTICIPANTES

A Série C manteve o mesmo regulamento da edição anterior, disputada por 20 clubes, dividida em três fases: na primeira, todos os times se enfrentam em turno único. Os quatro clubes que sofreram descenso da Série B de 2023 e os seis clubes que ficaram entre a 5ª e a 10ª posição da Série C do ano anterior fazem dez jogos com mando de campo e, consequentemente, os outros dez clubes jogam apenas nove partidas em casa nessa fase. Os oito melhores colocados se classificam para a segunda etapa da competição e os quatro últimos foram rebaixados para a Série D de 2025.

Na fase seguinte, os oito classificados são divididos em dois grupos de quatro clubes, um grupo com as agremiações que terminarem em 1º, 4º, 5º e 8º, outro com as equipes que ficarem em 2º, 3º, 6º e 7º lugares. Após disputa em dois turnos, os dois mais bem classificados de cada grupo são promovidos à Série B de 2025, enquanto o melhor clube de cada chave avança à final da competição, disputada em jogos de ida e volta.

RESULTADOS DESTE SÁBADO / 5ª RODADA

• CSA 0 x 0 Sampaio Corrêa 0

• Volta Redonda 2 x 1 Náutico

• Ferroviária 1 x 0 Confiança

RESULTADOS DESTE DOMINGO

• Remo 0 x 0 Tombense

• Londrina 2 x 0 São Bernardo

• Ferroviário 0 x 4 ABC

JOGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

• Athletic x Aparecidense – (hoje/20h)

• Floresta x Figueirense – (hoje/20h)

JOGOS ADIADOS POR CONTA DAS ENCHENTES NO SUL

• Ypiranga RS x Caxias RS (adiado)

• Botafogo-PB x São José RS (adiado)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO