Home Destaques

Tarcísio é eleito governador de São Paulo no 2º turno

Candidato do Republicanos ao governo paulista nas eleições de 2022 superou neste domingo (30) seu adversário na disputa, Fernando Haddad (PT)

78
Tarcísio, o novo governador do Estado de São Paulo

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo neste domingo (30), no segundo turno, e comandará o estado pelos próximos quatro anos.

Ele derrotou o também ex-ministro Fernando Haddad (PT), que tinha o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com 96,20% das urnas às 19h30, Tarcísio somava 55,29% dos votos, contra 44,71% de Haddad. Matematicamente, ele está eleito.

Tarcísio é o primeiro candidato não filiado ao PSDB eleito para comandar o estado desde 1994. No segundo turno, ele recebeu o apoio do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), e de outros políticos tucanos, como o ex-governador José Serra.

QUEM É O NOVO GOVERNADOR PAULISTA

Tarcísio Gomes de Freitas, de 47 anos, foi ministro da Infraestrutura (2019 a 2022) do presidente Jair Bolsonaro, diretor-executivo (2011 a 2014) e diretor-geral (2014 a 2015) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer. Natural do Rio de Janeiro, disputa neste ano sua primeira eleição.

Ele serviu na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (2005 a 2006). É bacharel em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (1996) e tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Em sua coligação, contou com apoio do PL, PSD, PTB, PSC e PMN.

Tarcísio substituirá Rodrigo Garcia, que assumiu o governo em 1º de abril de 2022, após renúncia de João Doria (PSDB). Doria deixou o governo do estado para concorrer à Presidência, mas, após pressões internas no partido, desistiu da candidatura. (CNN/André Rigue)

O QUE DISSE TARCÍSIO (ATUALIZAÇÃO)

Ao comentar a vitória, Tarcísio disse que vai ser uma relação republicana [com o presidente Lula]. Nós queremos fazer a diferença pelo estado de São Paulo. Vamos zelar pelos interesses dos cidadãos de São Paulo. E tenho certeza que terá também o apreço do governo federal. Existem algumas políticas públicas que são fundamentais em termos de alinhamento, e nós vamos buscar esse alinhamento, buscar trazer o melhor para o estado de São Paulo”, disse.