Início Cidade

Temendo contaminação pelo coronavírus Araraquara não terá carnaval em 2022

Após anunciar em rádio de Matão que Araraquara não terá carnaval de rua no ano que vem, o prefeito Edinho se apressou em passar a notícia adiante em Araraquara confirmando o cancelamento do desfile na Passarela do Samba

352
Carnaval na Passarela do Samba reunindo as escolas está cancelado em 2022

Várias cidades da região de Araraquara já decidiram cancelar oficialmente o Carnaval de 2022, previsto para acontecer entre os dias 19 de fevereiro a 6 de março. Mesmo com a maioria da população com o ciclo vacinal completo contra a covid-19, os municípios querem evitar aglomerações e “não correr risco” para não retroceder aos patamares de alta contaminação.

A própria cidade de Araraquara demorou para decidir, no entanto o prefeito Edinho Silva já havia dito nesta manhã de quarta-feira que a festa está cancelada. Ele anunciou a decisão durante entrevista concedida a uma emissora de rádio em Matão. Também as escolas de samba de nossa cidade estavam indecisas sobre a realização do evento.

A presidente da Liga das Escolas de Samba em Araraquara, Valéria Amaral confirmou ao Portal RCIA que não ocorrerá a tão tradicional festa popular na Passarela do Samba no complexo do CEAR, mas segundo ela, a prefeitura estuda outro formato de festa que coincidiria com o andamento dos casos de contaminação pelo coronavírus até fevereiro. Ela, contudo não soube adiantar o que seria feito e ainda não houve a manifestação do município.

Algumas cidades da região de Araraquara justificam o cancelamento do carnaval alegando que, além da possibilidade de uma nova onda de contaminação, querem respeitar o luto de quem perdeu familiares para a covid. Outros levam em conta que será humanamente impossível controlar e manter os protocolos sanitários com a presença de moradores, foliões e turistas. Qualquer que seja o evento, independente de formato e tamanho, vamos colocar em risco a saúde da nossa população, aponta um desses prefeitos da região.

Consultada, a Prefeitura Municipal respondeu através de nota nesta manhã de quarta-feira (24).

NOTA DA PREFEITURA

“A cidade de Araraquara, na atual gestão, sempre se norteou pela ciência e pelas diretrizes das autoridades da saúde. Foi assim em todos os momentos de enfrentamento da pandemia. Sendo assim, não haverá carnaval com apresentações na passarela do samba no CEAR. O retorno dessa atividade seria prematuro.

Qualquer outra atividade pública, cultural, de lazer, vinculado ao carnaval, dependerá da situação epidemiológica do município em fevereiro do ano que vem. É o Comitê de Contingência do Coronavírus que dará a palavra final e apontará se podemos realizar atividades culturais com segurança. Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura está dialogando com a Liga das Escolas de Samba de Araraquara e as diretorias das escolas formalmente constituídas na nossa cidade para buscar um formato de atividades culturais que respeite as normas sanitárias vigentes.”