Home Agronegócio

Trabalhadores Rurais recebem capacitação para uso correto de agrotóxicos no campo

Programa que ensina como usar corretamente agrotóxicos na lavoura foi desenvolvido na Fazenda Entre Rios, da Citrosuco, em Boa Esperança do Sul, por conta da parceria Sindicato Rural e Senar SP.

38
O Senar e o Sindicato Rural organizam gratuitamente os cursos de capacitação para empresas interessadas

Importante curso de capacitação profissional foi realizado em 23, 24 e 25 de maio, na Fazenda Entre Rios, em Boa Esperança do Sul. Nos três dias foram 24 horas de aulas, seguindo a metodologia da Norma Regulamentadora – NR 31.7. Desta feita, os trabalhadores passaram pelo curso que mostra a forma com que o trabalhador deve manusear corretamente o uso do agrotóxico.

A instrutora Maira Lacativa Lui, do Senar, comentou que em um curso assim o trabalhador é orientado a realizar a prevenção de acidentes de trabalho no campo, seguindo a legislação trabalhista em vigor, através da manipulação segura de defensivos agrícolas.

Os cursos reivindicados pelas empresas junto ao Sindicato Rural são realizados de forma gratuita, já que o objetivo é dar formação aos trabalhadores ou atualizar técnicas empregadas  na aplicação dos agrotóxicos.

Os alunos durante aulka teórica

O engenheiro agrônomo João Henrique Souza Freitas, coordenador regional do Senar SP, assegura que a Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de maneira a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com segurança e saúde e respeito ao meio ambiente.

Ele lembra que, as novas tecnologias possibilitam a produção de fitossanitários mais seguros, mas como os trabalhadores do campo têm contato com eles regularmente, precisam receber o conhecimento sobre o uso correto e seguro que exigem. Os empregadores rurais têm consciência dessa questão e buscam cada vez mais a capacitação dos trabalhadores.

Na Fazenda Entre Rios, no encerramento do curso os participantes receberam um certificado de capacitação e se tornaram aptos a ingressar no mercado de trabalho ou assumir outra função mais elevada no próprio local onde trabalham.

Quem participa do curso, justifica o coordenador, será capaz de prevenir acidentes de intoxicação com agrotóxicos, com base nas determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31, do Ministério do Trabalho). “Com o seu esforço, você será capaz de reconhecer os princípios legais de utilização e as medidas para utilizar de forma segura esses produtos. Você deve compreender a importância de manipular adequadamente produtos com agrotóxicos, além de estar apto a encontrar e entender as principais informações nos rótulos e bulas”, lembrou.

O curso promove uma forte interação entre os participantes da Entre Rios

O curso tem sido destinado as pessoas ligadas ao meio rural ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais, profissionais do setor, prestadores de serviço, parceiros e outras pessoas cujas atividades mantêm vínculo com o setor rural -, que estejam de alguma forma expostas a riscos, como o transporte de defensivos agrícolas, por exemplo.