Início Cidade

Unidade Básica de Saúde do Jardim América tem apenas um médico

O Posto de Saúde atende cerca de 15 mil pessoas, que reclamam de não conseguir consultas

104

Moradores do Jardim América em Araraquara, entraram em contato com o Portal RCIA para reclamar a falta de médicos, na Unidade Básica de Saúde do bairro.

De acordo com um dos reclamantes que está passando pela UPA há quatro dias consecutivos, pois, está com sangramento estomacal e embora esteja medicado o problema não está sendo resolvido. “Não consigo ser atendida no Posto de Saúde do meu bairro, preciso fazer exames, pois já estou vomitando líquido biliar, mas quando vou até a unidade não tem médico, apenas um que não consegue atender a tantos pacientes, sem contar que esta situação está adoecendo os servidores que aguentam reclamações diárias”, afirmou.

É público que a prefeitura afastou servidores da saúde com mais de 60 anos e com comorbidades que faziam atendimento direto ao público, devido à pandemia da covid-19, mas a Justiça determinou que esses funcionários fossem repostos, o que não aconteceu até o momento. A determinação do Tribunal de Justiça do Trabalho da 15ª Região do Estado de São Paulo aconteceu em 24 de Agosto de 2020.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que, por conta da pandemia e do afastamento de profissionais da saúde com mais de 60 anos, determinado pela Justiça, é grande a demanda por consultas nas unidades. Para atender essa demanda, além do remanejamento de médicos nas unidades e pagamento de horas extras, está em andamento processo de contratação, que deve ser concluído ainda nesta semana.