Home Destaques

Unimed Araraquara forma 18 alunos no Programa Félix – Inclusão digital

Projeto em parceria com a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo – FESP e o Lar Escola Redenção de Araraquara atende crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 07 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade e exclusão social

21
Os módulos de aprendizado são: Introdução à informática; Editor de Texto; Planilhas eletrônicas, Apresentação eletrônica e Internet.

Direcionado à inclusão digital de crianças e adolescentes com pouco ou nenhum acesso às tecnologias da informação e comunicação, o Programa Félix – Inclusão digital é realizado, na cidade, desde 2011, por meio de uma parceria da Unimed Araraquara com o Lar Escola Redenção, no bairro Yolanda Ópice.

Desenvolvido no Núcleo “Bezerra de Menezes”, o projeto atende crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 07 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade e exclusão social, provenientes de famílias de baixa renda. Os módulos de aprendizado são: Introdução à informática; Editor de Texto; Planilhas eletrônicas, Apresentação eletrônica e Internet.

Em dezembro de 2023, 18 participantes receberam a certificação de conclusão. Marcaram presença na cerimônia, com direito a lembrança da Unimed e lanche da tarde: Jorge Lorenzetti (presidente) e a coordenadora do Núcleo, Maria do Rosário Camargo Sandretti, ambos do Lar Redenção.

A Unimed Araraquara foi representada por Alessandro W. de Souza (gerente de TI Unimed), Bruno Mendes (supervisor de infraestrutura TI), Bruno Ananias (TI e monitor do programa), Simone Felicio (RH) e José Geraldo (coordenador de marketing e RSA) que entregaram aos formandos os certificados de conclusão.

“É extremamente gratificante realizar a inclusão social e digital para capacitar as crianças do Lar Escola Redenção. Isso as torna preparadas para o futuro e o mercado de trabalho. Esperamos que possamos, todos anos, renovar esta parceria, apresentando a elas um pouco de tecnologia!”, comenta Alessandro de Souza, da Unimed Araraquara.

Para o presidente do Lar Redenção, Jorge Lorenzetti, esse aprendizado é e suma importância, visto que as matérias estão presentes em todas as atividades do cotidiano. “Hoje, não passamos um só dia sem a necessidade de algum conhecimento de tecnologia da informação. Isso colabora no desenvolvimento intelectual, moral e social, contribuindo para uma personalidade digna e cidadã. Para nós, do Lar Escola Redenção, essa parceria com a Unimed, é muito mais que um privilégio: é uma honra e motivo de muito orgulho”, reforça.

Suspenso durante a pandemia, o Programa Félix – Inclusão digital retornou às suas atividades em 2023. A iniciativa faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo – FESP, que visa uma atuação sólida e profissional para a inclusão social e a construção da cidadania em busca de um mundo menos desigual e mais humano.