Home Destaques

Araraquara perde 445 postos de trabalho formal em junho

O resultado, no entanto, foi melhor que o registrado em maio e apresentou mais contratações e menos demissões na comparação mensal

52

Araraquara encerrou o mês de junho com saldo negativo na geração de empregos formais. De acordo com levantamento do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, esse é o quarto mês consecutivo em que o número de contratações é menor que as demissões: foram 1.552 trabalhadores admitidos e 1.967 desligados, resultando em um total de 445 postos de trabalho fechados.

Apesar do resultado negativo, os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Economia, apontam para uma melhora quando comparados ao mês de maio. O número de admitidos em junho foi 34,7% maior do que o registrado em maio (1.152) e o total de desligados foi 1,4% menor do que no mês anterior (1.995).

Para João Delarissa, pesquisador do Núcleo de Economia do Sincomercio, essa desaceleração na perda de empregos já ocorre desde o mês de abril em Araraquara. “Isso reflete o processo de retomada da atividade econômica no município nos últimos meses, ainda que de forma gradativa”, aponta.

Já no acumulado do primeiro semestre de 2020, Araraquara perdeu 2.683 vagas de emprego formais. No mesmo período do ano passado, o saldo de contratações foi positivo, com geração de 817 vagas com carteira assinada de janeiro a junho.

Admissões, desligamentos e saldo de contratações em Araraquara

Fonte: Novo Caged. Elaboração: Sincomercio Araraquara

A análise dos resultados por grupamento de atividade econômica demonstra que os setores mais prejudicados em Araraquara foram o de serviços, com perda de 352 vagas, e o comércio, que fechou 92 postos com carteira assinada. Apesar disso, as reduções têm sido cada vez mais brandas ao longo dos últimos três meses, mesmo nos segmentos mais afetados.

A agropecuária foi outra atividade econômica a apresentar perdas em junho, com saldo negativo de 19 postos de trabalho formais – pior resultado mensal desde o início do ano. Diferentemente dos outros setores que têm mostrado alguma melhora no saldo de contratações desde abril, a agropecuária intensificou o fechamento de vagas no mesmo período. “O quadro, porém, deve ser alterado nos próximos meses com as contratações de safristas para as colheitas dos próximos meses”, avalia João.


NOTA – Nas próximas semanas o Núcleo de Economia divulgará um relatório aprofundado sobre os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Economia a respeito do emprego formal em Araraquara.