Início Destaques

Ciesp reduz atendimento e toma medidas de proteção contra o Coronavírus

Entidade também suspendeu eventos de março e abril de 2020; novas datas serão divulgadas posteriormente

20
Ademir Ramos, diretor regional do Ciesp em Araraquara

Diante do avanço da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional Araraquara (Ciesp) suspendeu gradualmente suas atividades e adotou medidas preventivas. Até nova orientação, os atendimentos da entidade serão reduzidos e, depois, adequados às necessidades de segurança. Todos os eventos e treinamentos que estavam previstos para março e abril de 2020 também foram adiados e serão remarcados.

O Ciesp ainda está em constante contato com seus associados e empresários parceiros, auxiliando-os na condução das ações internas das indústrias. Uma das orientações destacadas é a ampliação da higienização de ambientes, principalmente em locais com ampla circulação de pessoas, como banheiros, refeitórios e áreas de convivência. Todos esses espaços devem ter álcool em gel disponibilizado para os colaboradores.

Para Ademir Ramos, diretor-presidente da Regional Araraquara, “o dever de qualquer entidade ou empresa neste momento é prover um recinto seguro, evitando toda e qualquer circunstância que possa colocar o funcionário em risco”. Além disso, caso um trabalhador apresente qualquer sintoma, dispensá-lo de suas atividades é mais do que necessário.

Ademir também reitera o compromisso do Ciesp com o país diante desta complexa crise, na qual a prioridade é proteger a população em geral, especialmente os que integram o grupo de risco. “É preciso tomar esses cuidados no presente, pois estimulando as práticas de prevenção no trabalho, visamos evitar problemas futuros”, afirma.

Um dos cuidados primários no combate ao novo Coronavírus é atentar-se sobre a importância dos meios de prevenção amplamente divulgados pela imprensa, lembrando sempre de checar a veracidade das informações nos sites de confiança como o do Ciesp/Fiesp (http://coronavirus.fiesp.com.br/), que conta com dicas e esclarecimentos sobre a pandemia e detalhes sobre as relações trabalhistas – e compartilhando-as em seguida com seus funcionários em comunicados e cartazes.

Outra medida contra o vírus é a constante lavagem das mãos com água e sabão, principalmente após espirrar, tossir ou usar o transporte coletivo, evitando assim a contaminação de objetivos e superfícies, modo pelo qual a doença se espalha mais rapidamente.

Lembrando que tais medidas só terão real efetividade desde que também se mantenha o local de trabalho limpo, dando atenção especial à limpeza de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, como telefones, interruptores, controles de temperatura, maçanetas, descargas e torneiras de banheiro.

Para todos empresários e empresas que necessitarem de atendimento sobre o Certificado Digital e o Certificado Origem (ambos fornecidos pelo Ciesp), o serviço estará disponível mediante agendamento antecipado. Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].