Início Destaques

Em Américo Brasiliense prefeito volta atrás e comércio continua fechado

Segundo consta, logo após autorizar o retorno das atividades comerciais na cidade, o prefeito Dirceu Pano decidiu mudar de ideia por conta das manifestações nas redes sociais e assim o comércio permanece fechado.

1181
Principal corredor comercial de Américo Brasiliense, ainda fechado

Em nota publicada nesta sexta-feira (3), o prefeito municipal Dirceu Pano, afirmava que – a Prefeitura Municipal por ter recebido inúmeros pedidos de reabertura dos estabelecimentos comerciais e de serviços ao longo da semana, estaria autorizando o retorno das atividades comerciais já partir deste sábado.

Também na nota emitida nesta sexta, ele explicava que – “em atenção a esses pedidos, a equipe técnica do Departamento Municipal de Saúde Médica foi consultada e se manifestou no sentido de que a situação epidemiológica da cidade não exige uma completa paralisação, havendo possibilidade de permitir as atividades econômicas, desde que observando regras preventivas de segurança à saúde”.

Dirceu Pano até que concordou com a manifestação da equipe técnica e argumentou – buscando equilibrar as necessidades econômico-financeiras das pessoas e as precauções sanitárias e epidemiológicas, houve a edição de minuta do Decreto Municipal nº 036/2020, para permitir o retorno das atividades de comércio, serviços, ambulantes e eventuais, mediante regras adequadas de proteção à saúde, nos termos da orientação técnica do Departamento Municipal de Saúde.

MUDOU TUDO

Horas depois de permitir a reabertura o prefeito Dirceu Pano teve que mudar de ideia diante da repercussão nas redes sociais e fez publicar no portal da Prefeitura de Américo a seguinte nota:

‘’A referida minuta NÃO foi enviada para publicação no Diário Oficial e, portanto, não tem efeitos legais.

E, POR DETEMINAÇÃO DO EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DIRCEU PANO, O REFERIDO DECRETO NÃO ESTÁ E NEM ENTRARÁ EM VIGOR ATÉ QUE SEJAM DIRIMIDAS QUAISQUER SUSPEITAS E POSSIBILIDADES DA FALTA DE SEGURANÇA DE NOSSA POPULAÇÃO QUANTO AO SEU CONTEÚDO.

FICAM PORTANTO MANTIDAS AS DETERMINAÇÕES DO DECRETO 030/2020 CONTENDO AS RESTRIÇÕES NELE IMPOSTAS.

A Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense reitera o seu compromisso com a população e neste momento a recomendação continua sendo: “FIQUEM EM CASA”

Américo Brasiliense, 03 de Abril de 2020.

Vinícius Salvino Spolaor’’ (Diretor Municipal de Comunicação)

Assim o comércio permanece fechado, funcionando apenas os serviços essenciais, aguardando-se nova posição do Governador João Doria, no dia 7, sobre a prorrogação ou não da quarentena.