O Grupo de Administradores de Araraquara e Região (GAPAR) é uma instituição informal que existe há 34 anos com objetivo de trocar ideias e estudar toda área que abrange Recursos Humanos. Na verdade, o crescimento da economia impulsiona empresas a buscarem profissionais mais preparados. O trabalho de reconhecer tais profissionais para assumir funções na empresa, transmitir valores, treinar e manter os profissionais motivados é realizado pelo departamento de Recursos Humanos. Profissionais com este perfil é que na atualidade fazem parte do GAPAR.
O grupo nasceu em Araraquara para facilitar a rotina das empresas que muitas vezes precisam de ajuda e têm que buscar profissionais em São Paulo ou Ribeirão Preto. Hoje a coordenação da entidade está a cargo Raquel Vieira de Novais Bueno (IESA) e Juliana Coelho (McDonald’s). Maria Antonia Campilho de Godoy (UNIMED) é quem coordena eventos e palestras e Mirinda Aparecida Carpini de Oliveira preside o conselho.
Mirinda, uma das primeiras integrantes do grupo, explica que desde que iniciaram as atividades em Araraquara e região, o trabalho que desenvolvem veio facilitar para as empresas, a questão de trocas de informações e experiências entre setores de RH.
Todos os meses as dezenas de empresas que participam do grupo, se reúnem para que diversos assuntos relacionados às áreas empresariais sejam debatidos, até mesmo o ex-ministro do trabalho Antônio Rogério Magri, participou de eventos realizados pelo GAPAR.
Hoje a entidade é ligada à Associação Brasileira de RH, e assim que começar as atividades de 2020, o grupo deve ser o representante do interior. Com grande experiência na área, Mirinda já ganhou um prêmio de profissional do ano pela Associação Paulista de RH, e segundo ela, recebeu-o pelo trabalho que desenvolve no grupo.
Leis que regem as empresas são mudadas a todo o momento e segundo o GAPAR, tudo é estudado pelo grupo e repassado às empresas parceiras “quem não sabe aprende, não temos escola de RH nesta região toda” – afirma Mirinda.
Um evento já está marcado para o dia 18 de fevereiro, onde o palestrante será Dr. Ricardo Monazi, e o tema referente é o Compliance.
Para a entidade, esta troca de experiências não pode acontecer apenas on line, “tratar de recursos humanos, sem a junção de pessoas não está certo, é necessário o patrão estar perto do empregado pois o contato é importante, tanto que se fala em humanização da saúde, é necessário investir nas pessoas. O ganho que você tem das máquinas é infinito, mas não supri o ser humano”.
O grupo também ajuda no sentido de recolocação no mercado de trabalho, participantes que necessitem.